Notícias Porsche 911 com matrícula portuguesa foi de Ayrton Senna e está à venda

Leilão

Porsche 911 com matrícula portuguesa foi de Ayrton Senna e está à venda

Ayrton Senna teve uma coleção de automóveis invejável. Este Porsche 911 Carrera Cabriolet que vê nas imagens foi um deles, e está à venda.

© SBX | CARS

Ayrton Senna, o tricampeão mundial de Fórmula 1, dispensa apresentações, assim como o Porsche 911, a referência entre os desportivos. Mas sabia que houve uma ligação entre os dois ícones?

Na sua coleção pessoal, o piloto brasileiro teve vários automóveis incríveis e o Porsche 911 Carrera Cabriolet, de 1987, que ilustra este artigo foi um deles.

Melhor ainda, tem matrícula portuguesa (OH-18-03). Mas as boas notícias não acabam aqui. É que este modelo está a ser leiloado em Portugal pela SBX Cars, pertencente à Supercar Blondie, e pode ser seu — veja o anúncio.

Sabemos que este carro foi de Ayrton Senna, apesar de nunca ter estado registado em seu nome, devido a restrições legais aplicadas a estrangeiros. O registo original foi efetuado pelo seu amigo António Carlos de Almeida Braga (“Braguinha”).

Após a custódia de António Braga, foi modificado, tendo recebido guarda-lamas traseiros alargados (semelhantes aos do 911 Turbo), um spoiler e foi pintado de amarelo. Mas seria revertido às especificações originais pela “Love My Car”, empresa portuguesa de Amares, entre junho e dezembro de 2024.

Apesar das modificações houve um detalhe que permaneceu sempre: a assinatura de Ayrton Senna nas costas do banco do condutor. Um detalhe, que por si só, já tem o potencial de elevar o valor desta unidade.

Assinatura de Ayrton Senna nas costas do banco do condutor
© SBX | CARS A assinatura original de Ayrton Senna mantém-se nas costas do banco do condutor.

Por falar em valores, é de esperar que este 911 atinja um significativo. À data da publicação deste artigo e ainda com 16 dias até o leilão terminar (data limite é 31 de julho), a última oferta foi de 65 mil euros. Deverá subir mais e não seria de esperar outra coisa, considerando o estatuto do modelo e, sobretudo, a sua proveniência.

Se decidir licitar sobre este pedaço de história, recebe também todo o historial de restauro, os registos de manutenção, a documentação de matrícula e duas chaves. Já para não falar no estado imaculado em que se encontra e na relativa baixa quilometragem que regista, de 74 462 quilómetros.

Porsche 911 Carrera Cabriolet

Produzido em 1987 e tratando-se de um Porsche 911 Carrera Cabriolet, a capota de lona deste modelo pode ser aberta para assim ouvir melhor o «rosnar» do flat-six arrefecido a ar que se encontra atrás do eixo traseiro. Aqui conta com 3,2 litros, 217 cv e 265 Nm de binário, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades.

Este 911 era um dos carros que Ayrton Senna usava quando permanecia em Portugal, após terminar mais um campeonato, mas não era o único.

Talvez mais conhecido seja o NSX, o supercarro da Honda que o piloto brasileiro ajudou a desenvolver. Chegou a ter três exemplares e por um deles, também com matrícula portuguesa, estavam a pedir quase 600 mil euros:

Sabe esta resposta?
Qual destes monovolumes foi desenvolvido com o apoio da Porsche?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

19 projetos que tiveram o “dedinho” da Porsche e quase ninguém sabe