Notícias Este poderá ser o Ferrari F40 mais valioso de sempre

Leilão

Este poderá ser o Ferrari F40 mais valioso de sempre

Entre todos os F40, o Ferrari F40 LM é o que coloca a tónica na exclusividade, tendo sido produzidas apenas 19 unidades. Agora, uma delas vai a leilão.

Ferrari F40 LM by Michelotto - 3/4 de frente
© RM Sotheby's

O Ferrari F40 é sem dúvida um dos automóveis mais venerados da história da marca de Maranello. Mas se o assunto é exclusividade, então temos de falar do F40 LM.

Só foram produzidas 19 unidades do F40 LM com homologação oficial da marca, todas preparadas pela Michelotto Automobili. Brevemente, a número 14 vai a leilão e poderá tornar-se no Ferrari F40 mais valioso de sempre.

A base de trabalho deste projeto já está inserida no Olimpo dos automóveis mais desejados de sempre, não fosse o Ferrari F40 o último modelo aprovado pelo próprio Enzo Ferrari. Mas o LM, foi pensado desde o início como uma verdadeira arma de competição.

A unidade que vai agora a leilão foi construída com a especificação GTC, a mais extrema de todas, com o motor V8 biturbo a atingir 760 cavalos de potência. Além da mecânica, o sistema de travagem foi majorado pela Brembo e recebeu uma suspensão de competição.

Pelo exterior, o Ferrari F40 LM distingue-se pelas jantes OZ em magnésio, entradas de ar de maiores dimensões, um splitter dianteiro e uma asa traseira ainda maior e ajustável.

No interior, o ambiente era igualmente radical, com os assentos desportivos a incluírem arneses com seis pontos de fixação e o clássico painel de instrumentos analógico substituído por um de competição.

Ferrari F40 LM by Michelotto - interior
© RM Sotheby's O interior do Ferrari F40 LM está resumido a tudo o que é essencial para conseguir o melhor desempenho em pista.

F40 LM chassis #95448

Este exemplar em particular, com o chassis #95448, foi entregue novo a Walter Hagmann, um conhecido colecionador suíço, em 1993. Apenas uns meses depois, durante um teste em Mugello, sofreu um ligeiro toque, mas foi reparado pela própria Michelotto.

Em 2009, esta unidade do F40 LM foi certificada pela Ferrari Classiche, com motor, caixa e carroçaria com numeração coincidente. Cinco anos depois, esteve presente nas instalações da Michelotto, para uma revisão completa de motor e transmissão. A última intervenção foi já em junho deste ano, na qual foram investidos mais de 67 mil dólares (cerca de 61 mil euros) em manutenção.

Como é fácil adivinhar, o estado de conservação é irrepreensível. Além da pintura vermelha Rosso Corsa, dos assentos em tecido Vigogna e das janelas laterais em Plexiglass Lexan, este F40 LM GTC mantém-se fiel às especificações de origem.

Sem filtros, sem eletrónica, com um comportamento agressivo e uma resposta bruta ao acelerador, é considerado por muitos como o derradeiro Ferrari de pista.

O mais caro de sempre?

Por esse motivo e tantos outros, a estimativa de preço da RM Sotheby’s para este leilão, que vai ocorrer durante o Monterey Car Week em agosto, está entre os 8,5-9,5 milhões de dólares (7,7-8,6 milhões de euros na taxa de câmbio atual), mas a expectativa é que este valor será facilmente ultrapassado.