Notícias Ferrari Daytona SP3 atinge valor absurdo em leilão por um bom motivo

Monterey Car Week 2025

Ferrari Daytona SP3 atinge valor absurdo em leilão por um bom motivo

O Ferrari Daytona SP3 está longe de ser um clássico, mas foi o carro mais caro vendido em leilão no Monterey Car Week e é fácil perceber porquê.

Ferrari Daytona SP3, visto de cima
© RM Sotheby's

Não é preciso andar com rodeios. Este Ferrari Daytona SP3 único foi leiloado por 26 milhões de dólares (aprox. 22,3 milhões de euros). Foi o carro mais caro vendido em leilão durante o Monterey Car Week 2025 por larga margem e corresponde a quase 10 vezes mais o seu preço base em novo.

A leiloeira responsável foi a RM Sotheby’s, mas este valor recorde e absurdo até tem uma justificação… razoável.

Ferrari Daytona SP3 599+1 — traseira 3/4
© RM Sotheby's

O Ferrari Daytona SP3, por si só, já é especial q.b. Faz parte da série Icona da casa de Maranello, que se inspira nos ícones do passado para criar máquinas únicas, de produção limitada. O SP3, por exemplo, teve a sua produção limitada a 599 unidades.

Já foram todos produzidos e entregues aos seus proprietários, mas o exemplar que vê nas imagens é novo e até recebeu a numeração especial 599+1. Sim, a Ferrari decidiu produzir mais uma unidade do Daytona SP3.

E tomou essa decisão com um propósito claro de leiloá-lo e doar a totalidade do valor obtido a causas solidárias, nomeadamente a projetos educativos, incluindo a reconstrução de uma escola afetada por incêndios na Califórnia.

Para isso, este Daytona SP3 passou pelas mãos meticulosas do departamento Tailor Made, que lhe deu uma configuração com um visual único.

Podemos ver isso na carroçaria de dois tons. De um lado, o cinzento «oferecido» pela fibra de carbono exposta; do outro, o amarelo vivo Giallo Modena.

Mas o detalhe que sobressai é a inscrição Ferrari na zona superior da carroçaria, a todo o comprimento do superdesportivo, algo que a marca nunca tinha feito.

Esta dose de exclusividade também se estende ao interior, com bancos forrados num tecido inovador feito a partir de pneus reciclados, com padrão Cavalino. Já o tabliê e a coluna de direção recorrem a fibra de carbono idêntica à usada na Fórmula 1.

Números do Daytona SP3

Apesar da exclusividade deste exemplar, debaixo do capô permanece o glorioso motor de 12 cilindros em V com 6,5 litros, naturalmente aspirado, baseado no usado pelo 812 Competizione.

Face a este, o V12 do Ferrari Daytona SP3 debita mais 10 cv e 5 Nm, totalizando 840 cv às 9250 rpm e 697 Nm de binário às 7250 rpm. Tudo isto permite ao superdesportivo italiano alcançar os 100 km/h em 2,85s, os 200 km/h em 7,4s e acelerar até aos 340 km/h de velocidade máxima.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o primeiro Renault Twingo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabem porque é que o Renault Twingo se chamou Twingo?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Sabem porque é que o Renault Twingo se chamou Twingo?