Notícias Este é o Volvo EX30 novo mais barato à venda em Portugal

Preços

Este é o Volvo EX30 novo mais barato à venda em Portugal

A Volvo acaba de lançar o EX30 Essential que passa a ser o degrau de acesso ao SUV 100% elétrico mais compacto da marca sueca.

Volvo EX30 Essential, frente 3/4
© Volvo

A Volvo acaba de lançar em Portugal uma nova versão de entrada do EX30, o seu SUV elétrico mais compacto. Chama-se EX30 Essential e tem preço a começar nos 29 990 euros + IVA (38 632 euros) — para empresas e empresários em nome individual e particulares.

Passa a ser o Volvo EX30 mais barato à venda em Portugal, mas mantém as especificações dos outros EX30 Single Motor: motor elétrico traseiro com 200 kW (272 cv) e bateria de 51 kW (capacidade total). A autonomia é de até 335 km e o consumo de 17,2 kWh (ciclo combinado WLTP).

Volvo EX30 Essential, traseira 3/4
© Volvo O “Azul Nuvem” é a cor de série no EX30 Essential

Que equipamento traz?

Apesar de ser uma versão de entrada, o Volvo EX30 Essential apresenta uma lista de equipamento de série generosa, com foco nos sistemas de segurança — apanágio da marca sueca — e conectividade.

Inclui múltiplos assistentes à condução como a travagem automática de emergência com deteção de peões e ciclistas, o BLIS (sistema de deteção de ângulo morto com alerta de tráfego cruzado), entre outros. Os sensores dianteiros e traseiros de ajuda ao estacionamento são também de série.

interior Volvo EX30 Essential
© Volvo No interior, os estofos são em tecido e há Inserções decorativas Denim.

Já no capítulo da conectividade, tem 5G, e o ecrã central de 12,3” dá acesso a vários serviços Google integrados. De série temos ainda o sistema High Performance Audio, enquanto no exterior, destaque para as jantes de 18″.

Sucesso nacional e internacional

O EX30 tem sido uma história de sucesso para a Volvo. Já vendeu mais de 100 mil unidades a nível mundial e em Portugal foi o modelo mais vendido da marca em 2024 e o terceiro modelo 100% elétrico mais vendido no país.

Desde abril que começou a ser produzido em Gante, na Bélgica, uma decisão estratégica que traz vantagens logísticas — antes era produzido na China. Permite também evitar as tarifas adicionais da União Europeia sobre os elétricos produzidos na China.