Notícias As jantes deste Mercedes-AMG têm duas coisas inéditas

Curiosidades

As jantes deste Mercedes-AMG têm duas coisas inéditas

Quanto a vocês não sei, mas eu nunca tinha visto jantes com ligação Bluetooth. Por isso, só me resta dizer: bem jogado, Mercedes-AMG!

O novo Concept AMG GT XX, que vimos em primeira mão em Affalterbach, na Alemanha, deu nas vistas pelo visual futurista, pela pintura laranja metálico (inspirada no Mercedes-Benz C111) e pela cadeia cinemática revolucionária, com três motores elétricos de fluxo axial a produzirem mais de 1360 cv.

Em termos de performance, carregamento e aerodinâmica, este protótipo quer jogar numa liga à parte e por isso mesmo apresentou-se com soluções inéditas. Resta saber quantas é que chegarão ao modelo de produção, que será revelado em 2026.

Uma delas está relacionada com as jantes, que têm duas coisas que por norma não estamos habituados a encontrar: aerodinâmica ativa e Bluetooth.

Concept AMG GT XX - 3/4 de frente
© Mercedes-AMG O objetivo da Mercedes-AMG com este protótipo é muito simples: estabelecer as bases para um elétrico de produção de alto rendimento, capaz de trazer tecnologia da F1 para as estradas.

Sim, leram bem: Bluetooth. Além da ligação Bluetooth para emparelhar o smartphone, o Concept AMG GT XX usa esta tecnologia para controlar… as jantes, ou melhor, as partes móveis das jantes que se adaptam às necessidades de refrigeração dos travões e de aerodinâmica.

Como assim?

Para alcançar um coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) de apenas 0,198, os engenheiros da Mercedes-AMG tiveram que inventar novos truques, entre eles umas jantes capazes de mudar de forma durante a condução. Ora veja:

Estas jantes, em fibra de carbono, têm umas flaps (aletas) que abrem e fecham de acordo com as necessidades do Concept AMG GT XX: podem abrir para aumentar o fluxo de ar que chega aos travões e podem fechar para otimizar o fluxo aerodinâmico e reduzir o turbilhão de ar que se forma junto das rodas.

Segredo está no Bluetooth

Para operar o funcionamento da aerodinâmica das quatro jantes, os engenheiros da Mercedes-AMG recorreram a uma tecnologia que todos nós usamos numa base diária: Bluetooth.

As aletas estão ligadas a uma central, que é alimentada pela própria rotação da roda. Porém, não existe qualquer ligação por cabo ao carro. Em vez disso, as ligações são feitas com recurso ao Bluetooth.

A NÃO PERDER: Nunca vimos um Mercedes-AMG assim. Tem 1360 cv e passa dos 360 km/h

Quanto a vocês não sei, mas eu nunca tinha visto jantes com ligação Bluetooth. Por isso, só me resta dizer: bem jogado, Mercedes-AMG!