Notícias Já está à venda a Skoda Superb Break… à prova de bala

Blindagem

Já está à venda a Skoda Superb Break… à prova de bala

A Skoda Superb Break é uma proposta familiar por excelência. Para garantir o máximo de segurança para os seus ocupantes, agora podemos comprá-la, pelo menos, no Reino Unido, até com blindagem.

Skoda Superb Break 2.0 TDI 190 blindada Ver vídeo

A Skoda Superb Break talvez não seja a escolha mais óbvia para um veículo blindado, mas não seria a primeira vez que revelaríamos automóveis blindados peculiares.

Esta versão blindada da Superb Break foi desenvolvida em parceria entre a Skoda UK (Reino Unido) e uma empresa conversora do Reino Unido. Demorou três anos a ser desenvolvida e, como podemos observar, é praticamente indistinguível da Superb regular.

A Superb garante o cumprimento dos requisitos para uma certificação PAS 300 — Public Available Specification 300, destinada a veículos civis blindados —, o que lhe garante proteção contra balas e vários tipos de engenhos explosivos.

A conversão

Para o conseguir, a Skoda Superb Break foi equipada com vidro à prova de bala, aços de alta resistência e materiais compósitos, apesar de, compreensivelmente, a Skoda não entrar em detalhes técnicos, que permanecerão secretos. Vem também equipada com um sistema de luzes e sirene de emergência.

Baseada na regular Superb Break 2.0 TDI de 190 cv, o sistema de suspensão e travagem foram revistos para lidar com o peso extra, de modo a garantir que o comportamento da grande familiar se mantivesse seguro e preciso, mesmo a velocidades elevadas. Também os pneus são específicos, podendo continuar a rolar, mesmo após ficarem sem ar “permitindo ao condutor chegar a um local seguro após uma explosão” — a expressão “tanque de guerra” parece bastante apropriada para definir esta carrinha familiar…

Segurança tem um preço elevado

Aparte a blindagem, continua a ser a espaçosa, prática, versátil e familiar Skoda Superb Break que conhecemos, mantendo os equipamentos já presentes na restante gama, onde se inclui, nesta versão, o sistema de infoentretenimento com ecrã tátil de 8″ compatível com Android Auto, Apple CarPlay e GPS. E claro, também traz garantia, de três anos.

O custo desta variante é que pouco ou nada tem a ver com a Skoda, mas compreende-se, dado o tipo de conversão que sofreu. São quase 119 mil libras, ou 135 mil euros e uns trocos, bem mais do dobro do modelo regular.

Skoda Superb Break 2.0 TDI 190 blindada
Sabe esta resposta?
Qual destes motores não faz parte do Skoda Karoq?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Skoda Karoq já tem preços para Portugal (e já está disponível)