Notícias Volkswagen ID.1 não terá clones das outras marcas do grupo

Indústria

Volkswagen ID.1 não terá clones das outras marcas do grupo

O Volkswagen ID.1 vai ser desenvolvido em exclusivo, ao contrário do ID.2 que faz parte do mesmo projeto que o CUPRA Raval e o Škoda Epiq.

Volkswagen ID.EVERY1 - vista lateral 16_9
© Volkswagen

Ao contrário do que aconteceu com o Volkswagen Up!, apresentado no final de 2011, o novo Volkswagen ID.1 não terá «irmãos gémeos» das outras marcas do Grupo, tal como aconteceu com o Škoda Citigo ou o SEAT Mii.

O mais pequeno dos modelos da família ID será um modelo totalmente independente dento do Grupo, tal como avançado por Kai Grünitz, o diretor técnico da Volkswagen em declarações à Autocar.

Segundo o mesmo, foi a incerteza sobre o crescimento do mercado de pequenos automóveis elétricos que levou a esta decisão. No entanto, caso se justifique do ponto de vista comercial, esta é uma decisão que pode ser revertida.

Em termos de estratégia, Grünitz explicou que o lançamento do Volkswagen ID.1 — previsto para 2027 — está alinhado com o crescimento do segmento de pequenos automóveis elétricos (citadinos), mas com a incerteza sobre o final dos motores de combustão.

Se a procura aumentar, a Volkswagen poderá decidir rapidamente pelo lançamento de modelos equivalentes da CUPRA ou da Škoda por exemplo.

“Se o mercado crescer (dos citadinos) podemos facilmente lançar modelos da CUPRA ou da Škoda, mas essa altura ainda não chegou.”

Kai Grünitz, diretor técnico da Volkswagen

O Volkswagen ID.1 está a ser desenvolvido com o objetivo de chegar ao mercado com um preço abaixo dos 20 mil euros. Este usa uma evolução da plataforma MEB Entry, a mesma que serve de base aos futuros Volkswagen ID.2, CUPRA Raval e Škoda Epiq. Estes sim, desenvolvidos em conjunto, tirando o máximo partido de economias de escala.

Software da Rivian

O mais pequeno dos ID será também o primeiro do Grupo Volkswagen a ser desenvolvido num processo mais rápido, graças ao novo software desenvolvido em parceria com a Rivian.

Com esta tecnologia, será possível efetuar mais testes virtuais e criar menos protótipos, reduzindo o tempo de desenvolvimento para cerca de três anos. Ao mesmo tempo, há também uma maior flexibilidade para que o Grupo possa lançar rapidamente novas variantes se assim o desejar.

Um citadino da «tribo»?

Apesar das declarações de Grünitz, Wayne Griffiths, o CEO da SEAT e da CUPRA, afirmou anteriormente que a empresa continua comprometida em oferecer um citadino elétrico com um preço inferior a 20 mil euros. Se esse projeto avançar, o novo modelo poderá utilizar a mesma plataforma do Volkswagen ID.1, embora ainda não exista qualquer previsão ou confirmação de um eventual lançamento.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Volkswagen Golf GTI Mk1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Totalmente original. Conduzi o Volkswagen Golf GTI Mk1
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Totalmente original. Conduzi o Volkswagen Golf GTI Mk1