Notícias Tesla adia lançamento (outra vez) do Model Y mais barato

Indústria

Tesla adia lançamento (outra vez) do Model Y mais barato

O Tesla Model Y mais barato deveria chegar no primeiro semestre, mas o lançamento voltou a ser adiado. Saiba o que muda com esta nova decisão da marca.

Tesla Model Y 2025 a carregar
© Tesla

O Tesla Model Y mais barato, prometido há meses, deverá ser uma versão mais compacta e acessível do modelo mais vendido da marca.

É o primeiro de uma nova geração de modelos de entrada que a Tesla planeava lançar no primeiro semestre deste ano, mas, segundo três fontes internas ouvidas pela Reuters, esse lançamento foi novamente adiado.

Conhecido internamente pelo nome de código E41, este novo modelo deverá agora começar a ser produzido nos EUA apenas no terceiro trimestre de 2025 e poderá ser empurrado para 2026.

Tesla Model Y 2025 traseira
© Tesla O Tesla Model Y foi renovado há poucos meses, mas o seu efeito nas vendas da marca ainda não se faz sentir.

A marca não revelou os motivos para o atraso, mas o facto de as tarifas norte-americanas passarem a incidir também sobre os componentes dos automóveis a partir do próximo mês poderá ajudar a explicar a decisão. Apesar da produção estar prevista ser em solo norte-americano, vários componentes continuam a ser importados da China.

De acordo com o jornal chinês 36Kr, o E41 será cerca de 20% mais barato de produzir do que o Model Y atual, sobretudo graças a uma redução no equipamento de série.

Além da produção nos EUA, o Tesla Model Y mais barato será também produzido na China a partir de 2026, com a sua comercialização a chegar igualmente à Europa — embora ainda sem data confirmada.

As vendas precisam de subir

A Tesla tem registado quebras de vendas em praticamente todos os mercados onde atua. Entre janeiro e março, a marca norte-americana entregou globalmente 336 681 automóveis — menos 12,96% face ao período homólogo de 2024, quanto entregou 386 810 unidades. Foi o nível mais baixo dos últimos três anos e ficou muito abaixo das estimativas dos analistas, que apontavam para as 360-370 mil unidades.

Este novo modelo, o E41, visa reforçar a presença da Tesla nos segmentos mais acessíveis, otimizar a capacidade das suas fábricas e inverter a tendência de queda nas vendas, numa altura que a concorrência está mais acesa que nunca.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208