Notícias Tesla responde ao rumor de estar à procura de um sucessor de Elon Musk

Indústria

Tesla responde ao rumor de estar à procura de um sucessor de Elon Musk

Com os lucros a cair, os investidores inquietos e o envolvimento político a gerar polémica, cresce a pressão sobre a Tesla e Elon Musk.

Elon Musk
© Heute

A notícia foi avançada pelo Wall Street Journal no último dia de abril e caiu como uma bomba: o conselho de administração da Tesla teria iniciado há um mês a procura de um sucessor para Elon Musk.

A liderança de Musk tem sido colocada em causa, até pelo próprio conselho de administração, após meses de quebras de vendas e o seu envolvimento na administração de Donald Trump, à frente do DOGE (Departamento de Eficiência Governamental).

A presidente do conselho, Robyn Denholm, já veio a público desmentir essa possibilidade. Segundo uma publicação na conta oficial da Tesla, na plataforma X, Denholm classificou o artigo como “absolutamente falso”.

No relatório em questão, o jornal avançou que o conselho administrativo teria contactado empresas de recrutamento executivo devido a preocupações dos investidores sobre o envolvimento político de Musk e a sua alegada falta de atenção à Tesla.

Segundo se pode ler na publicação na rede social: “O CEO da Tesla é Elon Musk e o conselho administrativo está muito confiante na sua capacidade de continuar a executar o plano de crescimento que se avizinha”.

Envolvimento político de Musk na mira

Nos bastidores, contudo, continua a crescer a pressão sobre Musk. Ainda de acordo com o mesmo relatório, alguns membros do conselho administrativo, incluindo o cofundador J. B. Straubel, têm-se reunido com investidores para os tranquilizar quanto ao futuro da empresa.

O conselho estará ainda a considerar a nomeação de um diretor independente, numa tentativa de responder às críticas sobre a falta de supervisão interna.

Um dos principais motivos de preocupação é o envolvimento político de Musk, particularmente o seu papel na administração de Donald Trump, algo que o próprio já admitiu ter prejudicado o seu foco na Tesla.

Tesla Model 3 Performance dianteira
© Pedro Alves / Razão Automóvel Tesla Model 3

Este envolvimento político resultou em inúmeros protestos contra Musk e a Tesla, tanto na rua como nas redes sociais, campanhas de boicote e atos de vandalismo em vários países contra os veículos e espaços da marca.

Para agravar a situação, no primeiro trimestre de 2025, os lucros da Tesla caíram 71%. Face a isto, Musk garantiu recentemente que, a partir de maio, reduzirá “significativamente” o tempo dedicado à política para se concentrar de novo na liderança da empresa.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208