Notícias Aconteceu. CUPRA ultrapassa pela primeira vez a SEAT

Indústria

Aconteceu. CUPRA ultrapassa pela primeira vez a SEAT

Uma sobe outra desce. A CUPRA superou pela primeira vez a SEAT nas vendas globais. Saiba o que está em causa.

frente
© CUPRA

A SEAT S.A. encontra-se dividida, com as suas duas marcas a seguirem trajetórias opostas. Nos primeiros seis meses de 2025, a SEAT registou uma quebra de 21,4% nas suas vendas, enquanto a CUPRA cresceu 33,4% face ao mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e junho, a SEAT vendeu 135 mil automóveis. Já a CUPRA atingiu as 167 600 unidades, ultrapassando pela primeira vez a marca que lhe deu origem. O Formentor continua a ser o modelo mais vendido do grupo, com um total de 54 700 unidades comercializadas.

Apesar do bom desempenho comercial, a CUPRA decidiu adiar a sua entrada no mercado norte-americano. “Não estamos a desistir, apenas a adiar o nosso lançamento nos EUA. Vamos continuar a acompanhar a evolução do mercado nos próximos anos para determinar o melhor momento e abordagem, alinhados com a visão de longo prazo da marca”, explicou Sven Schuwirth, vice-presidente executivo para vendas, marketing e pós-venda da SEAT S.A.

Descubra o seu próximo automóvel:

Resultados da SEAT S.A.

No total, a SEAT S.A. entregou 302 600 veículos no primeiro semestre, mais 1,7% do que no mesmo período de 2024. No entanto, as receitas caíram ligeiramente para 7,6 mil milhões de euros (-0,2%).

Já o lucro operacional desceu de forma acentuada: 38 milhões de euros, uma queda de 90,6%. Ainda assim, este valor representa uma recuperação face ao primeiro trimestre do ano, quando o lucro tinha sido de apenas cinco milhões de euros.

SEAT Leon ST - 3/4 de frente
© SEAT SEAT Leon Sportstourer

Segundo Markus Haupt, diretor executivo interino da SEAT S.A., os resultados foram impactados por “um aumento da concorrência no mercado” e pelas tarifas de importação aplicadas pela União Europeia ao CUPRA Tavascan. Recorde-se que os veículos elétricos importados da China enfrentam agora taxas que podem atingir 45,3% (a contar com a tarifa de 10% já existente), sendo a CUPRA uma das mais penalizadas.

A SEAT S.A. tem passado por um período conturbado. No início deste ano, Wayne Griffiths, até então diretor-executivo, anunciou a sua saída da empresa com efeitos imediatos. De acordo com o divulgado na altura, a decisão terá partido do próprio, que alegou pretender abraçar novos desafios profissionais após mais de quatro anos a liderar o destino das marcas espanholas do Grupo Volkswagen.

“Estamos confiantes na nossa capacidade para enfrentar os desafios que se avizinham”, afirmou Markus Haupt. “Com um portefólio de produtos forte e diversificado, incluindo uma gama completa de sete modelos CUPRA, temos uma base sólida para continuar a crescer”.

Já em relação à segunda metade de 2025, Patrik Andreas Mayer, vice-presidente executivo de finanças e TI, garantiu que a SEAT S.A. continua focada em “assegurar margens de qualidade, aplicar um controlo rigoroso de custos e maximizar o potencial da gama alargada de modelos”.

“Os resultados melhorados do segundo trimestre mostram que estamos no caminho certo e confiantes na nossa capacidade de manter esta trajetória positiva”, concluiu.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da SEAT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT 1400. Este foi o primeiro automóvel da marca espanhola