Notícias Toyota vai produzir um carro elétrico na Europa e já revelou onde

Produção

Toyota vai produzir um carro elétrico na Europa e já revelou onde

A produção do novo elétrico da Toyota vai acontecer na mesma fábrica que já produz atualmente o Aygo X e o Yaris Hybrid, que vai ser expandida.

Toyota produção fábrica Chéquia
@ Toyota

A Toyota anunciou hoje a produção de um novo elétrico na sua fábrica em Kolín, na Chéquia, numa cerimónia no Gabinete do Governo Checo. Trata-se do primeiro elétrico da marca a ser fabricado numa das suas unidades europeias.

“Este projeto vai reforçar a nossa presença no mercado europeu e contribuir, juntamente com as nossas outras soluções, para um transporte mais eficiente”, afirmou Yoshihiro Nakata, presidente e CEO da Toyota Motor Europa.

Toyota Kolín fábrica produção elétrico
© Toyota O primeiro ministro checo, Petr Fiala, e o ministro da indústria e comercio, Lukáš Vlček, juntos com o Presidente e diretor-executivo da Toyota Motor Europe, Yoshihiro Nakata, durante o anúncio do novo veículo elétrico que será produzido na Europa.

Para acolher o novo modelo, a fábrica será ampliada e receberá uma nova linha de produção de baterias. A área total deverá passar de 152 mil m² para 173 mil m², num investimento total de 680 milhões de euros, dos quais 64 milhões foram financiados pelo Governo checo.

Descubra o seu próximo automóvel:

Atualmente, a unidade de Kolín já produz o Toyota Aygo X — que se tornará 100% híbrido a partir de novembro — e o Yaris Hybrid, com uma capacidade anual de 220 mil veículos. Com a expansão, a Toyota espera criar 245 novos empregos e reforçar a colaboração com fornecedores locais, aproveitando o facto de 65% das peças serem já produzidas no país. A fábrica conta atualmente com cerca de 3200 trabalhadores.

Desde que iniciou atividade, em 2002, a fábrica na Chéquia já produziu mais de 4,5 milhões de veículos.

“O investimento não só vai expandir a produção atual em Kolín, como representa um passo importante para elevar o nível tecnológico e assegurar a manutenção da indústria automóvel no nosso país, que representa cerca de 10% do PIB”, comentou Petr Fiala, primeiro-ministro da Chéquia.

Para quando?

Ainda não foram divulgadas datas para o início da produção do modelo elétrico, nem para a conclusão das obras de expansão da fábrica.

Este será o primeiro elétrico da Toyota produzido nas suas instalações europeias, mas atualmente, já são produzidos elétricos com o símbolo da marca na Europa: os comerciais ligeiros Proace City, Proace City Verso, Proace, Proace Verso, Proace Max. Estes não são mais que derivações de modelos da Stellantis e produzidos nas instalações do grupo, incluindo em Mangualde.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da Toyota movido a hidrogénio?