Notícias Baterias velhas da Toyota ganham vida nova na Mazda

Indústria

Baterias velhas da Toyota ganham vida nova na Mazda

O que fazer com as baterias velhas de carros elétricos e híbridos? A Toyota encontrou uma solução que vai ser testada na Mazda.

Bateria Toyota Yaris Hybrid

Ainda não há uma receita certa para o que fazer com as baterias que já não servem para os carros elétricos e híbridos, mas que ainda têm anos de vida. Mas construtores como a Toyota não ficam de braços cruzados à espera da solução ideal.

O gigante japonês decidiu recolher todo o tipo de baterias de alta tensão dos seus veículos, independentemente da química ou degradação, e começou a incorporá-las em sistemas de armazenamento de energia para fábricas.

O sistema, apelidado de Sweep Energy Storage System, usa as baterias que já foram de elétricos e híbridos, e liga-as à rede elétrica. Além disso, utiliza ainda os inversores dos próprios veículos eletrificados (fonte: Horizon), eliminando a necessidade de equipamentos adicionais, reduzindo custos.

Mas, curiosamente, o primeiro teste deste sistema não está a acontecer numa fábrica da Toyota, mas sim na fábrica de outro construtor japonês, a Mazda, precisamente em Hiroshima, onde está sediada.

Porquê a Mazda? A decisão justifica-se por a fábrica do construtor em Hiroshima ser praticamente autossuficiente. É o único construtor japonês que opera as suas próprias centrais elétricas — térmica e solar —, tornando este local ideal para a Toyota testar o Sweep Energy Storage System e demonstrar os seus benefícios aos restantes fabricantes japoneses.

Como funciona?

Fica mais fácil de perceber recorrendo à infografia abaixo, mas não é difícil de perceber. De forma muito simples, o sistema de gestão de energia da Toyota, agora unido ao da fábrica da Mazda, armazena a energia produzida pelas centrais elétricas do construtor de Hiroshima. Esta é depois reenviada à fábrica, em caso de necessidade.

© Toyota Sweep Energy Storage System

O sistema da Toyota, por usar baterias de diferentes tipos e degradação, pode também adaptar-se a essas necessidades, redirecionando em frações de segundos o fluxo de energia, dando prioridade ao uso das baterias «mais saudáveis» e evitando as restantes.

O objetivo deste sistema no futuro passa ainda por “usar o sistema de armazenamento de energia para regular a produção e uso de energia renovável, que varia dependendo das condições meteorológicas e da hora do dia, contribuindo para a neutralidade carbónica”.

Isto vai permitir reduzir desperdícios e criar um “ecossistema de baterias”, no qual as baterias usadas dos carros sejam reaproveitadas de forma sustentável. Para isso ajuda também o facto do Sweep Energy Storage System da Toyota ter sido concebido para usar baterias de diferentes qualidades e químicas, o que o torna muito flexível.

Esta solução insere-se num esforço mais amplo da indústria japonesa para reutilizar baterias, fortalecer a cadeia de abastecimento e contribuir para a sustentabilidade do setor automóvel.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mazda 323 GT-R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

10 desportivos de que já ninguém se recorda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

10 desportivos de que já ninguém se recorda