Notícias Volkswagen Autoeuropa atinge marco histórico

Indústria

Volkswagen Autoeuropa atinge marco histórico

A Autoeuropa atingiu um novo recorde de produção. O diretor-geral da fábrica, Thomas Hegel Gunther, atribuiu esta vitória aos trabalhadores.

foto equipa conquista 4 milhões autoeuropa
© Volkswagen

Quase 30 anos depois de ter aberto as portas — em 1995 — a Volkswagen Autoeuropa atingiu hoje, dia 17 de dezembro, a marca das quatro milhões de unidades produzidas.

A unidade número 4 000 000 é nada mais, nada menos, do que um T-Roc R (2.0 TSI, 300 cv) destinado ao mercado alemão. Uma unidade que se destaca por ter a nova pintura Indium Grey Matte, uma novidade neste modelo da Volkswagen.

tandem line autoeuropa
Linha de prensas da classe “Extra Large”, designada por Tandem Line, remonta a 1993, e foi instalada pela Ford Motor Company durante a vigência da joint venture entre Ford e a Volkswagen.

Thomas Hegel Gunther, diretor-geral da fábrica, já reagiu a esta conquista: “Cada veículo que saiu da nossa linha de produção simboliza a nossa paixão pela excelência. De facto, não teria sido possível produzir quatro milhões de carros sem o profissionalismo diário dos nossos colaboradores. Com a sua dedicação e empenho, foram capazes de conquistar a confiança de milhares de clientes ao longo dos anos”.

A Autoeuropa é a maior fábrica de automóveis em Portugal, emprega mais de 4800 funcionários (em 2023) e contribui para 1,4% do PIB português. Cerca de 99% da produção destas instalações segue para exportação, nomeadamente para Alemanha, a Itália e o Reino Unido, os seus principais mercados.

Começou a produzir automóveis em 1995, sob a joint venture entre a Volkswagen e a Ford, com os modelos Volkswagen Sharan e Ford Galaxy, ao qual se juntaria mais tarde o SEAT Alhambra.

Mais tarde, adicionou o Volkswagen Eos (2006) e o Scirocco (2008). Mas foi com a chegada do T-Roc em 2017, que a Autoeuropa atingiu todos os recordes: o melhor ano da fábrica foi em 2019, com 254 600 unidades.

Como curiosidade, o marco do milhão de automóveis produzidos aconteceu a 16 de junho de 2003; o marco dos dois milhões foi atingido a 1 de julho de 2013; e o marco das três milhões de unidades foi alcançado a 25 de junho de 2020. O marco das quatro milhões de unidades agora atingido

Futuro da Autoeuropa

Apesar do clima de instabilidade que se faz sentir na Europa, o construtor alemão continua a apostar na Autoeuropa. Vão ser investidos milhões com o objetivo de modernizar a fábrica, com vista à entrada em produção do novo Volkswagen T-Roc, em 2025. Fique a conhecer todos os detalhes:

Além dos investimentos necessários para a produção da segunda geração do T-Roc, a Autoeuropa está na corrida para receber a produção daquele que será o 100% elétrico mais barato da Volkswagen — fique a conhecer todos os detalhes.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Volkswagen Golf GTI Mk1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Totalmente original. Conduzi o Volkswagen Golf GTI Mk1
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Totalmente original. Conduzi o Volkswagen Golf GTI Mk1