Notícias Em fevereiro vai pagar IUC novamente. Quantos milhões rende ao Estado

Impostos

Em fevereiro vai pagar IUC novamente. Quantos milhões rende ao Estado

Em 2026 entra em vigor o novo calendário de pagamento do IUC (Imposto Único de Circulação). Saiba quantos milhões este imposto rende ao Estado.

Mitsubishi ASX Bi-Fuel - 3/4 de frente
© André Mendes / Razão Automóvel

Em 2026, o Imposto Único de Circulação (IUC) vai ser pago logo no início do ano. Até agora, este imposto era liquidado no mês da matrícula do veículo, mas com a alteração ao calendário fiscal aprovada na anterior legislatura, o pagamento passa a ser feito no arranque do ano, independentemente da data da matrícula — explicamos todos os detalhes neste artigo sobre o novo calendário do IUC, que pode ser liquidado em prestações.

Uma medida que tem sido contestada, sobretudo pelos proprietários de veículos cujo pagamento de IUC ocorre habitualmente nos últimos meses do ano. É que com o novo calendário, não vão ter de pagar daqui a 12 meses… mas sim daqui a poucos meses.

Por seu lado, o Governo defende que esta simplificação reduzirá a probabilidade de atrasos no pagamento — com lugar ao pagamento de juros — e aumentará a previsibilidade fiscal para os contribuintes. Acrescenta ainda que só no primeiro ano deste novo modelo ocorrerá esta sobreposição de pagamentos.

Quantos milhões rende o pagamento do IUC

Apesar de passar muitas vezes despercebido, o IUC é uma fonte de receita relevante para o Estado. Só em 2024, este imposto rendeu 511 milhões de euros, o equivalente a 5% da receita fiscal gerada pelo setor automóvel, que totalizou 10,9 mil milhões de euros (fontes: ACAP e DGO).

Este número ajuda a perceber a importância económica do setor automóvel em Portugal. No seu conjunto, os impostos cobrados sobre os veículos — desde o IVA ao ISV, passando pelo IUC — representam 17,8% do total da receita fiscal do Estado.

Quase um em cada cinco euros de impostos arrecadados em Portugal tem origem, direta ou indiretamente, no setor automóvel.

Quem deve pagar o IUC

O IUC é devido por quem for proprietário do veículo a 31 de dezembro do ano anterior. Por isso, mesmo que venda o carro logo nos primeiros dias de janeiro, será o antigo proprietário a pagar o imposto devido em 2026.

Também não importa se o carro circula ou não. Mesmo que esteja parado na garagem ou à espera de reparação, o IUC continua a ser cobrado todos os anos. A única exceção são os veículos 100% elétricos, que continuam isentos deste imposto.