Notícias Quanto é que pagas de impostos pelo combustível?

Combustíveis

Quanto é que pagas de impostos pelo combustível?

O preço dos combustíveis aumentam consecutivamente há 10 semanas. O CDS/PP lançou um simulador que permite ver quanto desse valor corresponde ao preço real e a impostos.

Preço dos Combustíveis

O preço dos combustíveis não pára de aumentar, e cada vez que abastecemos, sabemos que uma parte substancial desse valor corresponde a impostos. Mas quanto é que é esse valor exatamente? Agora fica mais fácil saber.

O CDS/PP lançou hoje um simulador que calcula a carga fiscal a que corresponde cada ida ao posto de abastecimento. O simulador permite ao condutor escolher o tipo e a quantidade de combustível, assim como o seu preço por litro.

O simulador, de seguida, faz os cálculos, apresentando um gráfico circular, onde podemos averiguar que mais de metade do preço do combustível corresponde a impostos; menos de um terço corresponde ao preço real do combustível que é afetado pela cotação do petróleo; e 10% do valor correspondem a despesas administrativas, distribuição e comercialização do combustível.

Pedro Mota Soares, deputado do CDS/PP, referiu que é importante saber que “um português vá a uma bomba por 50 euros de gasolina saiba que 31 são impostos, que em 30 euros de gasolina 19 são impostos ou em 20 de gasolina 12 são impostos”. Afirmou, igualmente, que as margens de comercialização subiram de 19% em 2011 para 30% hoje em dia, acusando o governo de “austeridade encapotada”.

Nove milhões de euros por dia

O preço dos combustíveis voltam a subir hoje mais um cêntimo, atingindo máximos de 2014. É a 10ª semana consecutiva de subida de preços, com o preço da gasolina 95 a chegar ao 1,65 euros e o gasóleo a ficar perto dos 1,45 euros. Portugal está entre os países europeus com o combustível mais caro.

Entre as medidas defendidas pelo CDS/PP está o fim da “sobretaxa” do ISP e até do próprio ISP. Em média o ISP rendeu cerca de nove milhões de euros por dia ao Estado nos primeiros três meses deste ano, com o Jornal de Notícias a colocar no aumento extraordinário de seis cêntimos do ISP, ocorrido em 2016, a origem dessa receita.

Sabe esta resposta?
Qual a capacidade do novo tricilíndrico do Ford Fiesta ST?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A fundo no Ford Fiesta ST pelas estradas de Monte Carlo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A fundo no Ford Fiesta ST pelas estradas de Monte Carlo