Notícias “Superioridade moral” da Europa não basta, alerta António Coutinho (ACAP)

Mercado

“Superioridade moral” da Europa não basta, alerta António Coutinho (ACAP)

O Fórum Retalho Automóvel “Conduzir à Nova Mobilidade”, abriu com duras criticas à estratégia política, económica e industrial da Europa.

António Coutinho no Fórum Retalho Automóvel ACAP
© ACAP

Foi perante um auditório esgotado, no Centro Cultural de Belém, que António Coutinho, Dirigente Associativo da Divisão de Retalho Automóvel da ACAP e diretor-executivo do Grupo MCoutinho, presidiu a sessão de abertura do Fórum Retalho Automóvel “Conduzir à Nova Mobilidade”.

Uma abertura onde as críticas à estratégia política, económica e industrial da Europa foram amplas. António Coutinho, alertou para a ausência de uma “estratégia consistente” da Europa, face, por exemplo, à China e aos EUA.

Nas palavras deste responsável, a disputa da liderança no domínio do “sotfware, defesa, computação quântica e inteligência artificial” do lado americano e “baterias, drones e 5G” do lado chinês, contrasta com o foco da Europa numa “superioridade moral” sem uma estratégia consistente, focada nos regulamentos, que está a atrasar a Europa e que “não é suficiente” sem uma estratégia clara.

Fórum Retalho Automóvel ACAP, palco
António Coutinho, durante a sessão de abertura Fórum Retalho Automóvel “Conduzir à Nova Mobilidade”.

António Coutinho, destacou ainda a “resiliência do setor automóvel em Portugal” e a sua capacidade de adaptação perante os desafios da mobilidade, eletrificação e chegada de novos atores ao mercado, nomeadamente as marcas chinesas.

Setor automóvel em discussão

Ao longo das próximas horas, várias vertentes do setor automóvel vão estar em discussão neste Fórum promovido pela ACAP.

Está confirmada a presença e intervenção de Jean André Barbosa, VP Public Regulatory Affairs do Group Renault, que vai abordar as transformações estratégicas da indústria automóvel no painel “Strategic Dialogue: Stakes for the Automotive Industry”.

Paulo Portas vai apresentar a sua visão critica sobre as “Tendências Geopolíticas e Geoeconómicas para 2025: Mundo, Europa e Portugal”.

A eletrificação e a crescente presença de marcas chinesas no mercado europeu vão ser debatidas pelos líderes de vários construtores em Portugal:

  • Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Portugal;
  • José Pedro Neves, Director-Geral do Grupo Renault Portugal;
  • Pedro Lazarino, Country Manager da Stellantis Portugal;
  • Ricardo F. Lopes, Director-Geral da Caetano Automotive Portugal – Distribuição
    (BYD).

O tema da liderança nas organizações, considerado critico para a competitividade do tecido
empresarial português, estará a cargo de Nadim Bou-habib, Professor Auxiliar Convidado da Nova School of Business & Economics, que vai partilhar observações essenciais sobre o papel da liderança na
capacidade de crescimento das empresas e adaptação a um mercado em constante evolução.