Notícias Escândalo Volkswagen: 11 milhões de veículos afetados por fraude no software

Escândalo Volkswagen: 11 milhões de veículos afetados por fraude no software

Num comunicado divulgado hoje, o Grupo Volkswagen admite que 11 milhões de veículos em todo o mundo equipados com o motor 2.0 TDI EA189, tinham um software que contornava os testes anti-poluição.

O escândalo Volkswagen rebentou na sexta-feira passada, quando a Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos revelou que quase meio milhão de veículos do Grupo Volkswagen vendidos naquele país, tinham um software que permitia contornar os testes de controlo de emissões de gases poluentes, violando as normas ambientais em vigor nos EUA. A multa pode chegar aos 18 mil milhões de dólares (16 mil milhões de euros) e a Volkswagen já reservou 6,5 mil milhões de euros para fazer face às irregularidades detectadas nos motor em causa: o 2.o TDI EA189.

Motorização que segundo comunicado da Volkswagen, equipou cerca de 11 milhões de veículos em todo o mundo. “Um desvio assinalável entre os resultados dos testes e a utilização em estrada foi demonstrado exclusivamente neste tipo de motor. A Volkswagen está a trabalhar intensamente para eliminar esses desvios através de medidas técnicas”, refere o gigante alemão em comunicado.

Os 6,5 mil milhões de euros servirão para cobrir as medidas necessárias para recuperar a confiança e preferência dos consumidores. Segundo a marca “os valores em causa podem ser sujeitos a uma reavaliação”. O escândalo levou as ações da empresa em bolsa a afundar e já motivou uma tomada de posição da chanceler Alemã Angela Merkel que está a acompanhar de perto o Escândalo Volkswagen.

Entretanto, as autoridades norte-americanas abriram um inquérito penal contra a Volkswagen. Um duro revés para as marcas do Grupo Volkswagen que tentam há vários anos aumentar a sua presença nos Estados Unidos.

Fonte: NY Times

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter