Este é o aspeto dos pneus de um verdadeiro «drag-racer»

Este é o aspeto dos pneus de um verdadeiro «drag-racer»

É já no Salão de Nova Iorque que vamos ficar a conhecer o Dodge Challenger SRT Demon. Neste último vídeo (mais um…), a Dodge revela mais um dos segredos para um tempo canhão no 1/4 de milha.

Colado ao chão. Tanto quanto possível, é assim que a Dodge quer manter o seu novo Challenger SRT Demon. Para tal, a Dodge recorreu aos japoneses da Nitto para equipar o Challenger SRT Demon com aquilo a que podemos chamar de pneus wrinklewall slicks.

A NÃO PERDER: Dodge Challenger SRT Hellcat: músculo americano à solta na cidade

Ao “torcerem-se” no momento do arranque, como se pode ver na imagem acima, as paredes deste tipo de pneus – desenhados especificamente para o drag racing – oferecem mais tração na fase inicial de aceleração. Com o aumento das rotações, os pneus regressam progressivamente ao seu estado normal. Mas este não será o único truque para melhorar a performance no 1/4 de milha.

Além disto, o Challenger SRT Demon é também o primeiro carro de produção com um mecanismo Transbrake de fábrica. Mas o que é o Transbrake?

Quando ativo, este mecanismo usado nas transmissões automáticas permite ao condutor aumentar o regime de rotações do motor com o carro parado, antes de arrancar, sem que este tenha de ter um pé no travão e outro no acelerador. A Dodge garante tempos de reação 30% mais rápidos.

Isto já para não falar do previsível aumento de potência dos 707 cv e 880 Nm do Challenger SRT Hellcat para números que devem superar os 800 cv. O SRT Demon promete!

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter