Notícias Coronavírus. Fronteira entre Portugal e Espanha fechada a turistas e viagens de lazer

Governo

Coronavírus. Fronteira entre Portugal e Espanha fechada a turistas e viagens de lazer

A partir de amanhã [segunda-feira] apenas os transportes de mercadorias e os trabalhadores transfronteiriços estão autorizados a atravessar a fronteira terrestre entre Portugal e Espanha.

António Costa

O primeiro-ministro António Costa comunicou este domingo que a partir de amanhã, a seguir à reunião da União Europeia com os ministros da Administração Interna e da Saúde da União Europeia (UE), serão tomadas medidas para restringir as entradas de turismo e lazer, entre Portugal e Espanha.

“Amanhã serão definidas as regras que deverão passar por manter a livre circulação de mercadorias e garantir os direitos dos trabalhadores, mas deverá haver uma restrição para efeitos de turismo ou lazer”, disse António Costa.

“Não vamos perturbar a circulação de mercadorias, mas vai existir um controlo […]. Turismo não haverá nos próximos tempos entre portugueses e espanhóis”, disse ainda o primeiro-ministro, que tomou estas decisões em coordenação com o homólogo espanhol, Pedro Sánchez.

A decisão conjunta de Portugal e Espanha surge na sequência daquela que tem sido a decisão de vários executivos de países europeus: limitar a liberdade de circulação na UE. Uma tendência que não tem contado com o apoio de Bruxelas.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defende que a melhor solução são os rastreios de saúde nas fronteiras para fazer face ao surto de covid-19, em alternativa ao encerramento das fronteiras.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.