Notícias Histórico. Portugal conquista título mundial de karting nas SWS 2025

Karting

Histórico. Portugal conquista título mundial de karting nas SWS 2025

A final das Sodi World Series decorreu no passado dia 4 de julho, em Espanha, mas o título veio para a equipa portuguesa Matrax Racing.

Pódio da corrida
© SWS

Foi no passado dia 4 de julho que a equipa portuguesa Matrax Racing conseguiu fazer história nas finais das Sodi World Series (SWS), ao conquistar o título de Campeã do Mundo de Karting. A derradeira prova de 12 horas decorreu no exigente Circuito Internacional de Campillos, em Espanha.

A equipa Matrax Racing, sediada no Dubai, mas com ADN 100% português, impôs-se entre as 50 melhores equipas do mundo. André Caiado, Ruben Conceição, Miguel Neto e Duarte Lopes, como pilotos e Bernardo Ferreira, na gestão da box, já haviam alcançado pódios nos anos anteriores (2.º e 3.º lugares), mas o ouro teimava em escapar. Desta foi de vez.

© SWS

Espanha passou a fazer parte do seleto grupo de países que acolheram a Final Internacional Sodi World Series, juntando-se a França, Itália, Eslováquia e Bélgica.

Esta edição, marcada pelo seu caráter único e pela sua dimensão internacional, teve lugar num exigente e ondulado circuito espanhol de Campillos, com 1,5 km de extensão, que serviu de palco a uma intensa semana de competição entre os melhores pilotos do mundo na modalidade.

SWS - Campillos - Spain
© SWS Circuito Internacional de Campillos – Espanha

Matrax Racing com estratégia determinante

Na qualificação, a Matrax Racing estabeleceu uma parceria estratégica com a bicampeã mundial PF Racing, decisão que se revelou determinante. O esforço conjunto colocou a Matrax na segunda posição da grelha, a apenas 0,001s da pole.

A corrida de 12 horas começou com grande intensidade, e foi marcada por várias trocas de posições. A gestão de slipstream e o trabalho coordenado com a PF Racing manteve ambas as equipas nos lugares da frente. Após a primeira paragem para troca de karts e pilotos, a PF Racing teve de cumprir uma penalização. Contudo, a Matrax Racing, demonstrando espírito de equipa, optou por cumpri-la ao mesmo tempo, mas um pequeno erro de box faria perder 17 segundos.

Posteriormente houve ainda uma penalização, uma vez mais cumprida pelas duas equipas mantendo o espírito e o fairplay por vezes difícil de manter em competição.

Durante toda a corrida, a Matrax Racing e a PF Racing destacaram-se com o melhor ritmo em pista e em conjunto realizaram a volta mais rápida do evento, mantendo-se na luta pelo título volta após volta.

Vídeos RA Encontrámos o Renault Clio de um Campeão do Mundo de Ralis

O último turno foi impróprio para cardíacos e a liderança foi conquistada na última volta, garantindo o primeiro título mundial para Portugal nas Sodi World Series.

Pilotos portugueses no pódio.
© SWS André Caiado, Ruben Conceição, Miguel Neto e Duarte Lopes.

A equipa da Razão Automóvel felicita toda a equipa Matrax Racing pela notável conquista do título de Campeã do Mundo. Parabéns, rapazes!