Notícias Carros Diesel com 10 anos já não entram. “Sinto-me enganado” pelo Governo espanhol

Espanha

Carros Diesel com 10 anos já não entram. “Sinto-me enganado” pelo Governo espanhol

O Governo espanhol está a expandir as restrições de circulação em zonas urbanas, mesmo para condutores de carros com motores Diesel modernos.

Volkswagen Golf Variant TDI
© Volkswagen

Desde que a União Europeia anunciou a proibição da venda de carros com motores de combustão em 2035, que vários países têm vindo a adotar gradualmente medidas mais restritivas de circulação de carros com motores térmicos nas cidades. Portugal não é excepção, mas é em Espanha que as restrições estão a ser mais severas.

O Governo espanhol está a expandir as restrições de circulação em zonas urbanas, mesmo para condutores de carros Diesel com apenas 10 anos.

“Comprei o meu Diesel em 2017 a pensar que estava preparado para o futuro”, disse Jorge López, um residente de Madrid, ao Euro Weekly News, prevendo ter de mudar de carro mais cedo do que tinha planeado. “Tratam-me como se estivesse a conduzir um carro velho com mais de 20 anos. Sinto-me completamente enganado”.

A cidade de Bilbau foi das primeiras cidades a endurecer as medidas, restringindo a circulação de veículos com selo B (carros a gasolina matriculados entre 2001 e 2005 e Diesel entre 2006 e agosto de 2015 ) nas suas Zonas de Baixas Emissões (ZBE), mas a medida vai ser aplicada noutras cidades.

Estas restrições incluem mais de 160 Zonas de Baixas Emissões (ZBE), nas quais se aplicam proibições ou limitações a veículos mais poluentes.

Mais de 10 milhões de condutores afetados

Ao todo, falando apenas de carros com motores Diesel, estimam-se que sejam afectados mais de 9 milhões de automóveis, aproximadamente 31,5% dos automóveis em circulação em Espanha. Um número que pode facilmente superar os 10 milhões se considerarmos também os automóveis com motor a gasolina.

O que são as ZBE espanholas?

Em Espanha, todas as cidades e municípios com mais de 50 mil habitantes foram obrigados a estabelecer Zonas de Baixas Emissões (ZBE) até 2023. Os automóveis autorizados a entrar em Zonas de Baixas Emissões estão divididos em quatro selos:

  • Zero: automóveis elétricos, com extensor de autonomia ou com pilha de combustível e híbridos plug-in com autonomia elétrica superior a 40 km;
  • Eco: automóveis híbridos plug-in com autonomia inferior a 40 km, híbridos convencionais e veículos GPL;
  • C: carros a gasolina matriculados a partir de 2006 e Diesel desde setembro de 2015;
  • B: carros a gasolina matriculados entre 2001 e 2005 e Diesel entre 2006 e agosto de 2015.

Os veículos sem qualquer selo ambiental não podem entrar nestas zonas.

Mais cidades vão seguir o exemplo

Bilbau foi uma das primeiras cidades a «dar o primeiro passo», mas à vários os municípios a anunciar medidas semelhantes com calendários diferentes.

Málaga e Palma de Maiorca vão restringir a circulação de veículos com selo B nas ZBE a partir de janeiro de 2027. Reus, em Tarragona, vai aplicar a proibição total a partir de 1 de janeiro de 2028 (com exceção dos residentes) e Santander, em Cantábria, vai aplicar a medida a partir de 31 de dezembro de 2030.

A Catalunha prepara-se para adotar a abordagem mais severa: a partir de 1 de janeiro de 2026, os veículos com selo B apenas poderão circular em dias sem alerta de poluição; a partir de janeiro de 2028, a proibição será total e permanente em todas as ZBE da região.

E em Portugal?

Em Portugal também existem zonas cuja circulação de viaturas mais antigas está limitada. As chamadas Zonas de Emissões Reduzidas (ZER) estão em vigor apenas em Lisboa, desde 2011.

Apesar de não existir um sistema de selos como em Espanha, só podem circular nestas áreas veículos equipados com sistemas de redução de emissões aprovados pelo IMT e com documentação que o comprove. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Renault Mégane ganhou o troféu de Carro do Ano Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Mégane. Vencedor do troféu Carro do Ano 2003 em Portugal