Notícias O teu carro é seguro? Este site dá-te a resposta

Euro NCAP

O teu carro é seguro? Este site dá-te a resposta

A segurança é cada vez mais uma aposta das marcas de automóveis e uma preocupação por parte dos compradores. O Euro NCAP é o responsável por avaliar o mercado europeu.

Euro NCAP

Fundado em 1997, no Reino Unido, o “European New Car Assessment Programme” é um programa europeu de segurança automóvel, que actualmente é financiado pela União Europeia. Seguindo o modelo introduzido pelos EUA em 1979, o Euro NCAP é a organização independente responsável por avaliar os níveis de segurança dos veículos comercializados na Europa.

A avaliação da segurança do carro divide-se em quatro categorias: proteção para adultos (condutor e passageiro), proteção para crianças, proteção para pedestres e segurança assistida.

A classificação final de cada categoria é medida em estrelas:

  • uma estrela significa que o veículo apresenta protecção marginal e limitada contra acidentes
  • cinco estrelas representam um veículo com tecnologia avançada e excelente nível de segurança.

Desde 2009 que é atribuída uma classificação geral de segurança, tendo em consideração todas as categorias. Assim, é possível saber quais são os veículos mais seguros de cada categoria.

Para verificares o nível de segurança do teu automóvel visita o site do Euro NCAP (só para automóveis lançados a partir de 1997).