Notícias Candidato à CM do Porto quer pôr portagens na VCI

Portagens

Candidato à CM do Porto quer pôr portagens na VCI

"Portajarmos e portajarmos bastante”, afirmou Pedro Duarte, candidato do PSD à Câmara do Porto, relativamente ao "problema muito complicado" que considera ser a VCI.

© Câmara Municipal do Porto

Pedro Duarte, candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal do Porto, classificou a VCI (Via de Cintura Interna) como um “problema muito complicado” e chegou mesmo a apelidá-la de “cancro no meio da cidade”, numa entrevista ao Jornal de Notícias.

A solução, defende o candidato, passa pela implementação de portagens na VCI, para quem utiliza esta via como ligação entre o Norte e o Sul (ou vice-versa), já a partir de 1 de janeiro do próximo ano. Em contrapartida, propõe a abolição das portagens na A41 (CREP — Circular Regional Exterior do Porto), criando uma alternativa gratuita para os condutores.

“Pelo menos, em determinadas horas do dia, portajarmos e portajarmos bastante.”

Pedro Duarte, candidato à presidência da CM do Porto

Recorde-se que, em abril, Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação, já tinha anunciado a intenção de reduzir “drasticamente” as portagens na CREP para veículos pesados de mercadorias.

Segundo Pedro Duarte: “penso que não será difícil encontrar um consenso para que haja portagens na VCI, numa primeira fase, para pesados”. O candidato avançou ainda que estas portagens não têm de ser em todos os horários. “Durante a noite, por exemplo, pode não haver portagem”, afirma.

O objetivo, sublinhou, é criar um incentivo claro para que os veículos pesados utilizem a CREP. Acrescentando ainda: “Se, ao fim de seis meses, concluirmos que não é suficiente, podemos caminhar para outra solução: portajar automóveis ligeiros ou, numa fase limite, quem queira entrar na cidade.”

Pedro Duarte, candidato do PSD à CM do Porto
© Pedro Duarte Porto 2025 Pedro Duarte, candidato do PSD à CM do Porto

Outras propostas

Contudo, implementar portagens na VCI não foi a única medida relacionada com a mobilidade abordada na entrevista.

Pedro Duarte compromete-se também a tornar os transportes públicos gratuitos para os residentes no Porto, medida que seria financiada pela Taxa do Turismo. O objetivo passa por reduzir a dependência do automóvel e incentivar a utilização do transporte coletivo.

“Temos noção que isso não vai acontecer de um dia para o outro. Vamos desafiar os portuenses a começarem, eu próprio como presidente de Câmara darei esse exemplo, a assumir que 10% da nossa mobilidade dentro da cidade vai ser feita em transportes públicos”, afirmou.

Quanto ao polémico projeto do metrobus, o candidato defende uma reavaliação profunda. A segunda fase está, para já, suspensa, e Duarte admite uma “reestruturação por completo do projeto”. A solução em análise, em colaboração com a Metro do Porto, visa evitar a destruição do canal central e a eliminação de mais de 100 árvores na avenida.

Por fim, Pedro Duarte destacou a necessidade de melhorar a relação institucional com a Metro do Porto, que considera ter sido “prejudicial à cidade” nos últimos anos. “Não faz sentido que se esteja de costas voltadas”, concluiu.

Sabe esta resposta?
Qual foi o carro que venceu o Carro do Ano em Portugal em 1986?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conheçam todos os vencedores do Carro do Ano em Portugal desde 1985