Audi S1 2014 apresentado: 231 cv e sistema «quattro»

Audi S1 2014 apresentado: 231 cv e sistema «quattro»

O Audi S1 2014 foi apresentado há poucas horas. Depois de revelarmos a primeira imagem ontem, hoje é dia de vos darmos a conhecer todos os pormenores.

O Salão de Genebra aproxima-se a toda a velocidade (4 a 5 de Março) e começam a surgir as primeiras revelações. O Audi S1 2014, disponível nas versões de três portas e Sportback (cinco portas), é uma homenagem ao ícone do grupo B de ralis, o Audi Sport Quattro S1. Como homenagem que é, pretende reavivar a memória dos tempos áureos da competição, com as regras dos dias de hoje.

O Audi S1 2014 apresenta-se com o motor 2.0 TFSI, a debitar 231 cavalos de potência e um binário máximo de 370Nm. O sprint dos 0-100 km/h faz-se em 5,8 segundos (5,9 na versão Sportback) e o sistema quattro, garantirá certamente uma eficácia de topo no seu segmento. A velocidade máxima é de 250km/h.

Audi S1 2014 1

Este pocket rocket quer ser, acima de tudo, um desportivo compacto onde a eficácia e desportividade são, naturalmente, as palavras de ordem. No entanto, a Audi não quis deixar para trás as regras que os dias de hoje impõem, anunciando um consumo médio de 7 litros aos 100 km (7,1 para o Sportback). Por cá, vamos esperar pelo teste ao Audi S1 2014, para perceber se este pode ou não ser um carro para o dia a dia.

O Audi S1 2014 foi modificado em vários níveis para receber esta potência. A suspensão foi reformulada, bem como a direção assistida eletromecânica. Para parar este pocket-rocket, a Audi instalou discos de 310 mm de diâmetro à frente. As pinças pintadas em vermelho que vemos nas imagens, com a sigla “S1”, são um opcional.

Audi S1 Quattro 8

Para tornar a condução mais envolvente, temos o bloqueio electrónico do diferencial, com controlo seletivo do binário. Esta função, integrada no controlo eletrónico de estabilidade (ESC), tem dois níveis de desativação. Um caixa manual de 6 velocidades é disponibilizada de série, mas em opcional está uma caixa S Tronic de dupla embraiagem.

No exterior temos quatro novas cores e na imagem vemos o pacote opcional quattro. Novas luzes LED à frente e uma nova configuração na traseira, também acompanham as alterações estéticas e os pormenores distintivos do Audi S1 2014. As jantes de 17 polegadas são de série, mas há também na lista de opcionais jantes de 18 polegadas.

Audi S1 Quattro 12

O interior também sofreu alterações e dispõe de novos opcionais de configuração. Podemos escolher novos pacotes de estilo, para promover a sigla S e quattro dentro do habitáculo. Os pedais em alumínio e os bancos desportivos são de série.

Os gadgets proliferam um pouco por toda a lista de opcionais e de série. O Audi S1 2014 oferece como opcional o sistema MMI plus (com monitor a cores rebatível), sistema de som surround Bose e o sistema Audi Connect (com telefone, ligação à internet, wi-fi hotspot e serviços personalizados).

Audi S1 Quattro 4

Ainda não são conhecidos os preços para o mercado nacional, mas um preço a rondar os 40 mil euros (depois de impostos) é de esperar. O Audi S1 2014 será comercializado a partir do segundo trimestre de 2014, nas versões 3 e 5 portas (Sportback). A sua estreia ao vivo e a cores, será no Salão de Genebra, no próximo dia 4 de Março de 2013.

Qual é a vossa primeira impressão? Deixem-nos a vossa opinião aqui e nas nossas redes sociais! Fiquem com os vídeos e galeria completa

Trailer:

Em movimento

Apresentação mundial