Notícias Sabiam que a Dacia nem sempre se chamou Dacia?

Arranque a Frio

Sabiam que a Dacia nem sempre se chamou Dacia?

A história da Dacia começou em 1968, com um nome e um emblema bem diferentes. Mas sempre com um denominador comum: a região romena de Arges.

A Dacia soma e segue e desde 2004, altura em que foi lançado o Logan original, já vendeu 8 milhões de automóveis. Na Europa, a marca romena já conquistou um lugar de destaque, sobretudo entre os clientes particulares.

Mas para conhecer a história atual da marca é necessário olhar para o passado. Até porque a Dacia nem sempre se chamou Dacia. Confuso? Nós explicamos.

O construtor romeno que viria a tornar-se a Dacia que hoje conhecemos foi fundado em 1968 e era conhecido como UAP, que significa Uzina de Autoturisme Pitesti, ou fábrica de automóveis de Pitesti.

A NÃO PERDER: Soma e segue. Dacia vendeu 8 milhões de automóveis desde 2004

Se olharmos para o logótipo dessa altura, encontramos imensas referências: as montanhas são uma homenagem à Roménia e aos Cárpatos e a águia provém do brasão do condado de Arges, no centro da Roménia, onde ainda hoje se encontra a sede da marca.

A evolução do nome e do símbolo da Dacia ao longo dos anos

O nome Dacia apareceu pela primeira vez em 1980, inspirado na palavra “Dacii”, o nome Romano para a Roménia, o berço da marca que o Grupo Renault viria a adquirir em 1999.

A Dacia não voltou a mudar de nome, mas em 2003 recebeu um logótipo novo, em azul, que foi usado até 2008, quando a marca inaugurou um símbolo para assinalar o lançamento do Sandero.

Mais recentemente, em 2021, foi apresentado um novo emblema, denominado Dacia Link, que é composto por um D e um C interligados ao meio.

Dacia logo
© Dacia O novo logótipo da Dacia, denominado Dacia Link

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.