Notícias Pneus do Bugatti Bolide só fazem 60 km e custam quase um Citroën Ami

Arranque a Frio

Pneus do Bugatti Bolide só fazem 60 km e custam quase um Citroën Ami

O Bugatti Bolide é um carro muito especial, desenvolvido para extrair o melhor desempenho em pista sem olhar a custos. Só o valor dos pneus…

Bugatti Bolide pneus
© Manny Khoshbin / YouTube

Manny Khoshbin continua a descobrir as maravilhas de ter um Bugatti Bolide, um modelo que nem sequer pode conduzir em estrada. O hiperdesportivo de Molsheim foi desenvolvido para extrair o máximo desempenho em pista, mas essa “brutalidade” tem um custo.

Por exemplo, os pneus desenvolvidos pela Michelin especificamente para o Bolide só duram cerca de 60 km, quando utilizados em circuito. Depois disso têm de ser substituídos. Cada conjunto, custa cerca de 7000 euros — praticamente o preço de um Citroën Ami em Portugal.

O motivo, está relacionado com a exigência imposta pelas cargas geradas em curva, aceleração e travagem. Conduzido perto dos limites, os pneus slick da Michelin não chegam a durar uma hora.

Mesmo os Bolide que acabam por ficar apenas estacionados numa garagem, têm de ter os seus pneus trocados de cinco em cinco anos. Os pneus de chuva, ainda menos, de três em três anos.

Além disso, há diversos outros componentes com uma validade definida, como o sistema de extinção de incêndios.

No Bolide, é ainda necessário ter um controlo muito cauteloso com as temperaturas, uma vez que o carro não tem sistema de arrefecimento para o motor. Mas, apesar de toda essa radicalidade, o conforto do condutor não foi esquecido: o ar condicionado continua presente.

Bugatti Bolide visto de frente
© Manny Khoshbin / YouTube

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.