Notícias Mercedes-Benz Classe G mais estranho de sempre é este da AMG

Arranque a Frio

Mercedes-Benz Classe G mais estranho de sempre é este da AMG

Em 1983, Ivan Lendl encomendou um Mercedes-Benz Classe G especial à AMG. O resultado foi tão improvável que hoje é uma peça de museu.

Mercedes AMG Classe G - na exposição
© Petersen Automotive Museum

Na década de 80, a AMG ainda não fazia parte da Mercedes-Benz. E nem sequer imaginava que iria criar um dos Mercedes-Benz Classe G mais estranhos e exclusivos de sempre.

A «culpa» foi de Ivan Lendl, tenista oito vezes campeão de Grand Slam que, em 1983, decidiu ter um exemplar único do Classe G só para si.

Durante uma visita à Mercedes (um dos seus patrocinadores), Lendl viu um Classe G, mas não gostou do desenho da frente. “Será que não podiam pôr-lhe uma frente de berlina normal?”, perguntou.

A Mercedes respondeu não, mas encaminhou-o para a AMG que lidava com este tipo de pedidos… mais especiais. Aceitou e desafio e acabou por instalar a grelha e faróis de um Classe S (W 116) na frente do G.

Visualmente, o resultado foi tão inesperado quanto carismático. A carroçaria recebeu ainda uma pintura bicolor, mas também jantes BBS douradas e assentos da Recaro em couro azul.

Debaixo do capô, porém, a receita era tudo menos desportiva: mantinha o motor Diesel OM 617 de série, com 3,0 litros e apenas 88 cavalos: eram precisos mais de 25 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h. Uma galáxia de distância dos G 63 absurdos que a AMG tem hoje.

Hoje, esta peça rara da história da AMG está exposta no Petersen Automotive Museum, na exposição “Totally Awesome”, dedicada aos ícones automóveis dos anos 80 e 90.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o primeiro Classe G 100 % elétrico?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Classe G elétrico revelado. Mais de 3 toneladas e consegue rodar como um tanque