Notícias As rodas deste Peugeot são estranhas mas fazem todo o sentido

Arranque a Frio

As rodas deste Peugeot são estranhas mas fazem todo o sentido

Dizer que as rodas deste Peugeot 208 são estranhas é um eufemismo. Mas a sua existência é fundamental e até muito simples de explicar.

Peugeot 208 com rodas de transporte
© parkedinmarseille / Instagram

Primeiro estranha-se, depois… continua a parecer estranho. Este Peugeot 208 foi apanhado com um conjunto de rodas tão finas que nem numa scooter inspiravam confiança.

Mas calma, o pequeno leão não tem uma nova edição especial, nem a marca lançou um acessório mais excêntrico para este modelo.

Estas rodas são designadas “universal wheels” (rodas universais) e não, não servem para circular em estrada. Até porque o limite de velocidade aconselhado é de apenas 8 km/h.

A sua principal função é a de permitir mover um veículo dentro de uma garagem ou de uma oficina. Algo que se torna especialmente útil quando, por exemplo, existe um problema com a transmissão capaz de deixar bloqueadas as rodas motrizes.

Ou seja, na prática, as rodas instaladas neste Peugeot 208 são uma espécie de “pantufas técnicas” para o carro ou “patins de mobilidade”. Substituem as rodas convencionais e permitem alterar facilmente a posição de um veículo caso este esteja a “incomodar”.

Apesar do visual estranho, são mais comuns do que podemos pensar num contexto de assistência técnica.

Entre as vantagens desta solução está também o facto de as jantes usadas terem sido desenvolvidas tendo em conta os mais variados tipos de furação.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O que significam as letras BBS na conhecida marca de jantes para automóveis?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jantes BBS. Nem só de carros se fazem os ícones da história automóvel