Notícias Épico: Besta de Turim também cospe fogo na autoestrada

Arranque a Frio

Épico: Besta de Turim também cospe fogo na autoestrada

A Fiat faz 120 anos e a sua história não se fez apenas com 500 e derivados. Esta é a Besta de Turim, o Fiat S76, e este ano marcou presença em Goodwood.

Fiat S76, Besta de Turim

O Fiat S76 não é estranho à Razão Automóvel. A Besta de Turim foi notícia quando, finalmente, regressou à vida em 2014, nove anos após ter sido adquirido e restaurado por Duncan Pittaway. Uma besta concebida apenas com um objetivo em mente: bater recordes de velocidade.

E o fez, em 1913, ainda que de forma não oficial, ao ter atingido 213 km/h. A animá-lo está um bloco com 28 353 cm3 — sim, são 28,4 l de capacidade distribuídos apenas por quatro cilindros, e com transmissão por… corrente. Potência: 300 cv.

O Fiat S76 regressou ao Goodwood Festival of Speed este ano, e como poderão ver nos vídeos abaixo, efetuou 240 km de distância — de Bristol até ao festival — pelo seu próprio “pé”, ou seja, por estrada e autoestrada…  sempre a cuspir fogo. Velocidade para acompanhar o tráfego moderno não lhe falta.

A Besta de Turim concluiu a viagem sem grandes percalços, mas à chegada a Goodwood, um problema na sua embraiagem multi-discos — 91 discos (!) —, quase deitou por terra a sua participação na subida da rampa de Goodwood — felizmente, tudo foi resolvido a tempo:

VÊ TAMBÉM: Fiat 500 elétrico a caminho. Linha de produção já está a ser construída

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O Volvo S90 T8 Plug-in Hybrid vem com que motor térmico?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volvo S90 T8 Plug-In Hybrid em vídeo. Potente e poupado? Nem sempre…