Notícias Híbrido plug-in com maior autonomia do mundo é chinês

Apresentação

Híbrido plug-in com maior autonomia do mundo é chinês

Abram alas para o novo Zeekr 9X. Tem dimensões gigantes e uma bateria que envergonha alguns elétricos. É o PHEV com maior autonomia do mundo.

© Zeekr

A Zeekr — uma das marcas do grupo chinês Geely, que também detém a Smart, a Volvo e a Lotus — deu um passo atrás na eletrificação total e acaba de apresentar o seu primeiro híbrido plug-in (PHEV). Chama-se Zeekr 9X, é um SUV de luxo, tem mais de cinco metros de comprimento e «ares» britânicos.

Questões estéticas à parte, é um autêntico gigante em dimensões e peso. No entanto, é o seu sistema híbrido plug-in (PHEV) que promete roubar quase todas as atenções e «envergonhar» alguns 100% elétricos, pela autonomia que anuncia, mas principalmente pela capacidade das baterias.

Zeekr 9X — traseira 3/4
© Zeekr As imagens do interior ainda não foram reveladas. Mas é de esperar quotas de habitabilidade gigantes e muitos ecrãs.

À grande e à chinesa

Na indústria automóvel, a expressão “à grande e à francesa” devia dar lugar à variante “à grande e à chinesa”, e não há melhor forma de justificar esta afirmação senão com o Zeekr 9X.

É que este SUV chinês mede 5,239 m de comprimento, 2,029 m de largura e 1,819 m de altura, e tem uma distância entre eixos de 3,169 m. É um verdadeiro colosso, com um peso em ordem de marcha superior a três toneladas.

Zeekr 9X de perfil
© Zeekr De perfil, as linhas mais «quadradas» do Zeekr 9x recordam as marcas de luxo inglesas.

Potência de supercarro

Construído sobre a nova arquitetura modular SEA-S, preparada para grandes modelos eletrificados, o Zeekr 9X combina um motor 2,0 litros turbo (275 cv), fornecido pela empresa chinesa Aurora Bay Technology, com três motores elétricos, para uma potência total combinada de 1030 kW (1381 cv).

Zeekr 9X — dianteira
© Zeekr A enorme grelha dianteira denuncia a presença de um motor de combustão.

Com esta potência, o Zeekr 9X acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,1 segundos e tem uma velocidade máxima limitada a 240 km/h. Portanto, em termos de números, estamos praticamente em território de verdadeiros desportivos. Por efeitos de comparação, a Audi RS 6 (C8) demora mais 0,5 segundos dos 0 aos 100 km/h.

Baterias de carro elétrico

Mas se a potência já impressiona, o Zeekr 9X destaca-se essencialmente por equipar as maiores baterias alguma vez instaladas num híbrido plug-in. Maiores, inclusive, do que aquelas que encontramos em alguns 100% elétricos.

Fornecidas pela CATL, as baterias deste SUV chinês variam entre muito grande (55,1 kWh) e gigante (70 kWh). Esta última é a maior bateria alguma vez usada num PHEV de passageiros e garante até 302 km de autonomia elétrica no ciclo chinês CLTC, o que se deverá traduzir em 250 km no ciclo europeu (WLTP).

A primeira aparição pública deste modelo está agendada para o Salão de Chengdu, no final de agosto, devendo chegar ao mercado chinês ainda neste terceiro trimestre de 2025. O preço deverá variar entre os 600 mil e 900 mil yuan (aprox. 85 mil a 200 mil euros).

Sabe esta resposta?
Qual é o elétrico mais barato da BYD?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Negócio da China? Testámos o elétrico mais barato da BYD