Notícias Este é o Volvo híbrido com maior autonomia elétrica de sempre

Apresentação

Este é o Volvo híbrido com maior autonomia elétrica de sempre

Desenvolvido para o mercado chinês, o novo Volvo XC70 é o híbrido plug-in com maior autonomia de sempre da marca, e vai chegar à Europa.

© Volvo

O Volvo XC70 deixou de ser uma carrinha de «calças arregaçadas» e agora é um SUV, com dimensões que o colocam entre o XC60 e o maior XC90.

Já o tínhamos visto antes, mas agora há imagens oficiais da Volvo, que o acabou de revelar. E o seu cartão de visita é a sua autonomia elétrica: até 200 km no generoso ciclo CLTC. É o híbrido plug-in da marca sueca com maior autonomia elétrica de sempre. Quando juntamos o combustível no depósito, a autonomia supera os 1200 km.

Volvo XC70 — traseira 3/4
© Volvo Com 4815 mm de comprimento, 1890 mm de largura e uma distância entre eixos próxima dos 2,9 m, o novo Volvo XC70 tem dimensões que colocam entre os «irmãos» XC60 e XC90.

Duas baterias disponíveis

O Volvo XC70 assenta na nova plataforma Scalable Modular Architecture (SMA), específica para veículos híbridos plug-in, e pode equipar duas baterias, ambas com capacidades elevadas: 21,2 kWh e 39,6 kWh — maior que a de modelos 100% elétricos, como o Dacia Spring ou do BYD Dolphin Surf..

No caso da bateria menor, a química é LFP (fosfato de ferro-lítio) e a autonomia anunciada é de até 100 km (CLTC), equipando as versões de duas rodas motrizes. Para percorrer os 200 km em modo elétrico, só mesmo com a bateria de 39,6 kWh, com a química a ser NMC (níquel, manganês, cobalto) e surge associada às versões de tração integral.

Devido à capacidade das baterias, o XC70 é compatível com carregamento rápido (DC). Apesar de a Volvo não ter anunciado potências de carregamento, sabemos pode elevar a carga da bateria dos 0% aos 80% em apenas 23 minutos.

Volvo XC70 — dianteira
© Volvo

Semelhante ao que encontramos nos modelos elétricos da Hyundai ou da Kia, por exemplo, o SUV sueco também está disponível com carregamento bidirecional. Na prática, isto significa que pode ser utilizado para alimentar equipamentos externos.

Potência não falta ao novo SUV da Volvo. Apesar de residir debaixo do capô um motor a gasolina com «apenas» 1,5 litros, turbo e 160 cv, a adição de até três motores elétricos — dependendo se é de tração dianteiro ou integral —, garante uma potência combinada do sistema elevada.

No caso da versão de tração dianteira, a potência máxima combinada do sistema é de 234 kW, o mesmo que 318 cv. A versão de tração integral chega aos 340 kW, o mesmo que 462 cv, permitindo ao XC70 cumprir os clássicos 0-100 km/h em 5,3s.

Design tipicamente Volvo

Visualmente, não há que enganar. O XC70 adota um design em linha com os produtos mais recentes da marca, aproximando-se muito do novo EX90, com linhas depuradas.

Na dianteira, o destaque vai para a assinatura luminosa com o desenho inspirado no Martelo de Thor, mas estes são apenas dedicados à assinatura luminosa. O faróis em si surgem mais abaixo, nas extremidades do para-choques.

Mas se o exterior já conhecíamos, o interior é novidade. O conteúdo tecnológico é um dos principais destaques do SUV sueco, destacando-se por oferecer um painel de instrumentos de digital de 12,3″, um ecrã central de 15,4″ e um head-up display de 92″ (!).

Vem para a Europa?

O novo XC70 é o primeiro Volvo desenvolvido especificamente para o mercado chinês, o que levanta dúvidas sobre se algum dia o veremos na Europa. A marca sueca já confirmou que tem intenções de o trazer, mas ainda não há certezas absolutas.

Na China, o novo SUV deverá tomar o lugar do XC60, que já conta com oito anos de mercado, mas que é bastante mais caro.

As pré-reservas na China já abriram e o XC70 está disponível a partir de 299 900 yuan (aprox. 35 900 euros) e de 329 900 yuan (aprox. 39 500 euros) nas versões de tração dianteira e integral, respetivamente.

O XC60 tem preços a começar nos 523 900 yuan (aprox. 68 100 euros), ainda que só esteja disponível na versão T8 PHEV, com 455 cv. E a autonomia elétrica não vai além dos 90 km (CLTC).

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Volvo 440?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te do Volvo 440? Comemora 30 anos de existência!