Notícias Novo Toyota RAV4 (2026) revelado. É o mais seguro e eficiente de sempre

Apresentação

Novo Toyota RAV4 (2026) revelado. É o mais seguro e eficiente de sempre

A sexta geração do Toyota RAV4 estreia em 2026 mais eficiente, digital e segura do que nunca. E promete ir mais longe no modo elétrico.

Toyota RAV4 2026 - 3/4 de frente
© Toyota

Está à procura de um elétrico ou de um híbrido? Visite o ECAR SHOW 2025 — de 23 a 25 de maio —, onde a Razão Automóvel terá um espaço exclusivo. Assista a conferências no nosso palco Auto Talks e participe num Auto Rádio ao vivo.

Após alguns teasers, a Toyota revelou finalmente a sexta geração do RAV4. O SUV japonês é um caso indisputável de sucesso e tem sido um dos modelos mais vendidos do planeta nos últimos anos — o ano passado foi o terceiro, este ano está até agora em segundo. No total já foram comercializadas mais de 15 milhões de unidades.

Recaem, assim, grandes responsabilidades sobre a nova geração do Toyota RAV4, que está mais eficiente, conectado e seguro que nunca.

Toyota RAV4 2026 - 3/4 de traseira
© Toyota As proporções e as dimensões gerais são muito semelhantes, mas o estilo do novo Toyota RAV4 é mais sofisticado.

Autonomia elétrica aumenta para 100 km

A aposta híbrida da Toyota tem servido muito bem o RAV4, especialmente nos últimos tempos, com a adoção mais lenta que o esperado dos 100% elétricos. No Toyota RAV4 2026 essa aposta não só se mantém, como foi reforçada — na Europa será vendido exclusivamente como híbrido (plug-in e não plug-in).

Como híbrido plug-in, o Toyota RAV4 2026 vai conseguir percorrer 100 km em modo 100% elétrico (valor sujeito a homologação final) em ciclo combinado WLTP. O sistema híbrido é novo, assim como a bateria de iões de lítio, que cresceu 30%: tem agora 22,68 kWh.

As potências de carregamento também subiram. Pela primeira vez, o RAV4 híbrido plug-in vai poder ser carregado em corrente contínua (DC) até 50 kW — bastam 30 minutos para ir dos 10% aos 80%. O carregador em corrente alternada (AC) chega agora aos 11 kW — carga total em apenas três horas.

Ainda não temos todos os detalhes técnicos, mas na versão AWD-i (tração integral) a potência máxima combinada será de 304 cv. Novidade é a introdução de um RAV4 híbrido plug-in com tração dianteira — neste caso a potência é de 268 cv.

A Toyota refere ainda que esta nova geração de sistema híbrido plug-in garante um centro de gravidade mais baixo e a carroçaria é mais rígida, a prometer benefícios dinâmicos.

Quanto à versão híbrida que não precisa de de carregamento externo, só está disponível com tração dianteira e a potência chega aos 183 cv.

Software é o segredo para mais segurança

Uma vez a bordo, nota-se o aspeto mais… quadrado e aproximado ao do Land Cruiser — os volantes, em particular, são muito parecidos nos dois modelos.

O destaque, no entanto, vai para a estreia no RAV4 2026 da plataforma de software de desenvolvimento Arene que a Toyota diz ser “o primeiro passo para veículos totalmente definidos por software“. Esta permite a criação e implementação de funcionalidades avançadas de segurança e entretenimento num ambiente digital.

E isso permitiu integrar a geração mais recente do Toyota Safety Sense, que inclui múltiplos sistemas de segurança e de ajuda à condução.

Entre eles, destaque para o novo alerta de trânsito transversal frontal, um assistente mais avançado de mudança de via, deteção de veículos em aproximação rápida e um sistema de pré-colisão melhorado. Também pode trazer a função Advanced Park, com controlo remoto das manobras de estacionamento através do smartphone.

Além disso, estreia globalmente um novo sistema multimédia — conetividade melhorada, navegação e ferramentas de segurança —, que é também mais rápido graças ao software Arene. Nem sequer falta a realidade aumentada para complementar a navegação. As atualizações de software, como esperado, serão efetuadas à distância.

Por fim, a aplicação MyToyota, para o smartphone, ganha mais funcionalidades com a possibilidade de subscrever novos serviços remotos. Entre eles, encontramos a nova Smart Digital Key+, um assistente de voz melhorado, gravador de condução e streaming de música.

Toyota RAV4 GR Sport não se fica pelas aparências

O que já está garantido à partida é a adição de um Toyota RAV4 GR Sport — como acontecia com o antecessor —, com novos apêndices aerodinâmicos e jantes específicas com 20”, que contribuem para um visual mais desportivo.

No entanto, apesar de não oferecer prestações mais elevadas, promete uma experiência de condução mais acutilante, graças a vias mais largas em 20 mm, uma afinação específica da suspensão e direção, assim como amortecedores únicos e suspensão traseira reforçada.

Quando chega?

A revelação foi hoje, mas ainda vamos ter de esperar pela chegada do Toyota RAV4 2026 ao mercado: está prevista apenas para o primeiro trimestre de 2026. Por isso, ainda é cedo para falar de preços.