Notícias Novo Toyota bZ4X Touring parece uma carrinha de calças arregaçadas

Apresentação

Novo Toyota bZ4X Touring parece uma carrinha de calças arregaçadas

O bZ4X é o SUV elétrico da Toyota e ganha agora uma versão Touring — nome das carrinhas da marca —, mais longa e mais adepta do fora de estrada.

Toyota bZ4X Touring - 3/4 de frente
© Toyota

Está à procura de um elétrico ou de um híbrido? Visite o ECAR SHOW 2025 — de 23 a 25 de maio —, onde a Razão Automóvel terá um espaço exclusivo. Assista a conferências no nosso palco Auto Talks e participe num Auto Rádio ao vivo.

Não é uma carrinha, mas o novo Toyota bZ4X Touring faz lembrar uma e até adotou a mesma designação das outras carrinhas da marca japonesa.

Comparado com o Toyota bZ4X original, o novo Touring é 140 mm mais comprido e 20 mm mais alto, totalizando 4,83 m de comprimento e 1,67 m de altura. Valores que permitiram à Toyota aumentar o espaço para passageiros e bagagens: são agora 600 litros de capacidade — um aumento de 33%.

Além do novo volume traseiro, o bZ4X Touring distingue-se pelas cavas das rodas em preto granulado, jantes escuras e barras de tejadilho com capacidade para 70 kg. Atrás há um novo para-choques com grupos óticos redesenhados que inclui uma barra horizontal em LED a toda a largura.

Toyota bZ4X Touring - 3/4 de traseira
© Toyota Na versão AWD (tração integral), o bZ4X oferece 380 cv e “ajudas” para andar fora do asfalto, como o sistema Xmode (otimiza tração em função das condições do piso) e a função Grip Control. A capacidade de reboque é de 1500 kg.

Por fim, a versão Touring do bZ4X estará disponível num novo tom bronze metalizado, o mesmo que vê nas imagens. Para o habitáculo, há a possibilidade de optar por assentos num novo tom verde caqui.

A bordo, o Toyota bZ4X Touring estreia uma consola central redesenhada e um ecrã multimédia de 14” que faz parte do equipamento de série. Este inclui navegação otimizada para veículos elétricos, com sugestões de paragens baseadas na autonomia restante.

É o Toyota elétrico mais potente até hoje

A acompanhar a imagem mais aventureira do bZ4X Touring vão existir versões de duas ou quatro rodas motrizes. No caso desta última são 280 kW ou 380 cv, fazendo deste SUV o elétrico mais potente de sempre da Toyota.

E mesmo a combustão, atualmente, apenas o Toyota GR Supra A90 Final Edition, supera este valor, com 440 cv de potência.

Na versão de duas rodas motrizes, a tração é dianteira e a potência desce para uns mais civilizados 165 kW (224 cv).

Ambas as variantes utilizam uma bateria de 74,7 kWh, com autonomia até 560 km em ciclo WLTP. O carregamento rápido atinge 150 kW em corrente contínua (DC), enquanto em corrente alternada pode ser de 11 kW ou 22 kW.

As baterias são novas e há um novo sistema de arrefecimento líquido e pré-condicionamento automático. O que são boas notícias para otimizar o tempo de carregamento, sobretudo em climas frios.

O que permanece, como já acontecia com o bZ4X desde o seu lançamento é a garantia generosa da bateria: 10 anos ou um milhão de quilómetros.

Quando chega?

A Touring, a versão mais familiar e aventureira do Toyota bZ4X, tem chegada prevista à Europa para o primeiro trimestre de 2026.

Toyota bz4X Touring, perfil
© Toyota O novo Touring é 140 mm mais comprido e 20 mm mais alto que o bZ4X que já conhecíamos. E de perfil, parece mesmo uma carrinha.

Antes disso, o atualizado bZ4X vai começar a chegar a vários mercados europeus após o verão, pelo que prevemos que possa chegar a Portugal ainda antes de o ano terminar.