Notícias Há um Dacia Bigster com o símbolo da Renault. Porquê?

Apresentação

Há um Dacia Bigster com o símbolo da Renault. Porquê?

Estão a ver bem. O novo Renault Boreal parece mesmo um Dacia Bigster de «cara renovada». Mas há um bom motivo para isso.

Renault Boreal
© Renault

O Bigster é um modelo de estreias dentro da Dacia: é o maior modelo de sempre da marca romena, é o primeiro Dacia que aponta ao segmento C e foi o carro escolhido para equipar o novo sistema híbrido do Grupo Renault.

Mesmo assim, houve uma coisa que ele conseguiu manter: a essência da marca. O Bigster tem um verdadeiro preço de combate: arranca nos 24 550 euros. E mesmo na motorização híbrida, que marca o topo da gama deste SUV, fica abaixo dos 30 mil euros.

Foi precisamente nesta motorização que testámos recentemente o maior modelo da Dacia. E ficámos surpreendidos com o que este SUV tem para oferecer. Podem ver (ou rever) esse ensaio aqui:

Não faltam, por isso, argumentos ao Bigster, e a prova disso é o facto de o início da carreira comercial do modelo na Europa estar a correr bem. Mas aquilo que poucos sabem é que o novo SUV da Dacia se vai vender noutras latitudes com o logótipo da Renault.

O Renault Boreal não é nada mais do que uma versão mais estilizada do Dacia Bigster, com uma dianteira mais sofisticada, com uma assinatura luminosa mais moderna, e um interior com melhores acabamentos, onde encontramos um sistema de iluminação ambiente e um sistema de infoentretenimento de base Google.

Continuamos a ter um tejadilho panorâmico, jantes de 19”, proteções de plástico em torno da carroçaria e uma imponente consola central, exatamente como acontece com o Bigster. Mas a «roupagem», quer no exterior quer no interior, sente-se mais moderna e menos aventureira.

Descubra o seu próximo automóvel:

Apenas uma motorização. Para já

Outra diferença importante surge ao nível das motorizações: sistemas híbridos, por exemplo, nem vê-los. O Renault Boreal conta apenas com um motor 1.3 turbo, com caixa automática de seis velocidades, cuja potência varia de acordo com o mercado.

Renault Boreal traseira
© Renault Se o Bigster aposta numa imagem mais robusta e aventureira, o Boreal destaca-se por ter um visual mais sofisticado.

No Brasil, por exemplo, pode entregar 156 cv ou 163 cv, quando alimentado com o chamado Flex Fuel, que combina gasolina com etanol. Já na Turquia, este mesmo motor fica-se pelos 138 cv de potência.

Contudo, é a própria Renault a antecipar a possibilidade deste modelo vir a ser comercializado noutros mercados com outro tipo de motorizações. Mas para já, não são conhecidas outras variantes deste Boreal, que será construído precisamente no Brasil e na Turquia.

A NÃO PERDER: Versão mais barata do Renault 5 já chegou a Portugal

O lançamento do Renault Boreal será feito no Brasil, mais próximo do final do ano. Mas a estreia nos restantes mercados (ao todo será vendido em 17 países sul-americanos em 54 mercados do leste da Europa e Médio Oriente) só está marcada para 2026.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Renault 20 Turbo venceu o Rali Dakar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 20 Turbo. O mais improvável vencedor do Rali Dakar?