Notícias Novo Nissan Micra é 100% elétrico. Vai ser um sucesso?

Vídeos RA

Novo Nissan Micra é 100% elétrico. Vai ser um sucesso?

O Nissan Micra está de volta e agora é elétrico. Partilha quase tudo com o Renault 5, mas tem personalidade, ainda que só no exterior.

Miguel Dias com Nissan Micra 2025
© Razão Automóvel

Está à procura de um elétrico ou de um híbrido? Visite o ECAR SHOW 2025 — de 23 a 25 de maio —, onde a Razão Automóvel terá um espaço exclusivo. Assista a conferências no nosso palco Auto Talks e participe num Auto Rádio ao vivo.

O Nissan Micra tem uma nova geração que marca uma transformação completa: pela primeira vez o utilitário japonês é 100% elétrico.

Com mais de 40 anos de história e cinco gerações no currículo, o Micra reinventa-se com a ajuda da Renault, partilhando a base técnica com o R5 E-Tech.

Será que será capaz de inverter a tendência negativa que está a afetar o construtor nipónico? É difícil responder já a esta questão, mas as primeiras impressões ao vivo foram positivas:

A boa notícia? Parece um Micra

Apesar de partilhar a plataforma AmpR Small (anteriormente CMF-B EV), o motor elétrico e as baterias com o seu «primo» francês, o Renault 5, o Micra aposta numa abordagem distinta para o exterior.

Nissan Micra 2025, frente 3/4
© Razão Automóvel O Nissan Micra tem 3,97 m de comprimento, contra os 3,92 m do Renault 5. A diferença encontra-se exclusivamente ao nível dos para-choques.

Se o modelo francês adotou um design nostálgico, o novo Micra aposta numa abordagem mais futurista, com elementos mais arrojados, que quase lhe dão uns «ares» de crossover.

Estou a ser generoso, eu sei, mas ao vivo, olhando para o novo utilitário da Nissan, percebemos que tem presença e identidade, muito por culpa da assinatura luminosa, inspirada no Micra de terceira geração (K12).

A este nível, tenho de aplaudir o esforço da Nissan, que fez muito para que este não fosse um típico caso de badge engineering. Pelo menos no exterior, porque no habitáculo, é outra história. Mas já lá vamos.

Curto em tamanho e em espaço

Com menos de quatro metros de comprimento, o Micra tem uma silhueta relativamente compacta para um modelo de segmento B, tal como o R5. E isso sente-se quando espreitamos o interior, que não está, nem de perto nem de longe, entre os mais espaçosos do segmento.

A NÃO PERDER: A Nissan tem um plano para se salvar e é drástico. Fique a conhecê-lo

O espaço atrás é acanhado e caso tenham mais de 1,70 m de altura, é difícil não tocar com os joelhos nos bancos da frente e com a cabeça no forro do tejadilho. As conclusões não são muito diferentes na bagageira, ainda que a capacidade seja suficiente para as necessidades diárias.

Micra banco traseiro
© Razão Automóvel O espaço nos bancos traseiros é uma das maiores limitações do Nissan Micra.

Se precisarem de espaço ou se viajarem de forma recorrente com adultos no banco de trás, então o Micra não é o carro para vocês. Tal como o Renault 5 também não o é.

Interior deixa amargo de boca

O interior do Renault 5 é um dos melhores do segmento. Simples. É moderno, tem detalhes especiais e , no geral, um ambiente premium (sobretudo nas versões mais equipadas) que não estamos habituados a encontrar nesta faixa de preço e especialmente neste tipo de propostas 100% elétricas.

E isto, só por si, faz com que o interior do R5 seja uma excelente base de trabalho. A questão é que a Nissan não o adaptou ou evoluiu. Limitou-se a pegar na proposta da Renault, mudou o logótipo do volante (juntamente com mais um ou dois detalhes), os acabamentos dos bancos e do tabliê, e mais nada.

Nissan Micra 2025 ecrã multimédia
© Razão Automóvel O sistema de infoentretenimento tem base Google, pelo que é possível contar de forma nativa com aplicações como o Google Maps.

Dito isto, o interior do Micra é muito interessante. Mas é difícil não sentir que estamos perante um desenho decalcado do Renault 5. Para quem nunca conduziu o modelo francês, não será um problema, mas esperava um interior mais arrojado, que combinasse com aquilo que os designers da Nissan fizeram no exterior.

Até 408 km de autonomia

Assente na plataforma AmpR Small, o Nissan Micra está disponível com um motor elétrico com 90 kW (122 cv) ou 110 kW (150 cv). Também tem duas baterias à escolha: uma de 40 kWh, que oferece até 310 km de autonomia; e outra de 52 kWh, capaz de entregar até 408 km de autonomia com uma carga.

Nissan Micra 2025 carregamento
© Razão Automóvel Em corrente alternada (AC), qualquer que seja a bateria escolhida, a potência de carregamento máxima é sempre de 11 kW.

O Micra topo de gama, com bateria de 52 kWh e 150 cv de potência, acelera até aos 100 km/h em 8s e tem uma velocidade máxima limitada aos 150 km/h.

Quanto aos carregamentos, estão limitados aos 80 kW em corrente contínua (DC) na bateria de menor capacidade e a 100 kW na bateria de maior capacidade. Também aqui, se pedia um pouco mais, tal como já tinha achado com o R5.

E o preço?

Nesta fase, os preços do novo Nissan Micra para o mercado português ainda não estão fechados, sendo que só devem ser anunciados nas próximas semanas. Quando isso acontecer, vão poder encontrá-los na Razão Automóvel.

Por agora, a única coisa que está confirmada é que o novo Micra elétrico vai chegar a Portugal no último trimestre do ano.