Notícias DS 4 mudou de nome mas isso não é a maior novidade

Apresentação

DS 4 mudou de nome mas isso não é a maior novidade

O DS 4 morreu, viva o DS Nº4. O nome é novo, mas trata-se de uma atualização com uma grande novidade: uma inédita variante 100% elétrica.

DS Nº4 - 3/4 de frente
© DS Automobiles

Está à procura de um elétrico ou de um híbrido? Visite o ECAR SHOW 2025 — de 23 a 25 de maio —, onde a Razão Automóvel terá um espaço exclusivo. Assista a conferências no nosso palco Auto Talks e participe num Auto Rádio ao vivo.

Não é comum um modelo mudar de nome a meio do seu ciclo de vida, mas foi o que aconteceu ao DS 4, que agora se chama DS Nº4.

A mudança justifica-se pela chegada do novo topo de gama, o Nº8 que estreou esta nova nomenclatura. Além do Nº4, veremos ainda este ano (possivelmente) o DS Nº7, o sucessor do DS 7.

Regressando ao Nº4, distingue-se do DS 4 pela dianteira redesenhada, com uma nova grelha e assinatura luminosa que se estende das extremidades do para-choques ao logótipo da marca, que é também iluminado.

DS Nº4 - 3/4 de traseira
© DS Automobiles As dimensões mantém-se inalteradas, mas o capô cresceu 12 mm em comprimento, curiosamente. As jantes podem ser de 19″ ou 20″.

Atrás as mudanças são mais discretas. Os farolins apresentam uma nova «máscara» escurecida e a identificação da marca passa a estar escrita por extenso — uma das grandes «modas» na indústria dos últimos anos.

No interior do DS Nº4 as diferenças são mais subtis. O painel de instrumentos digital de 10,25” está mais legível e os comandos por voz já incluem a ajuda da IA (inteligência artificial) com o ChatGPT.

DS Nº4 - interior
© DS Automobiles O ecrã central tátil do sistema de infoentretenimento continua a ser de 10′.

100% elétrico é estreia absoluta

Além do nome e de algumas revisões estéticas, a grande novidade do DS Nº4 é a estreia absoluta de uma variante 100% elétrica, designada E-Tense. O motor elétrico dianteiro entrega 156 kW (213 cv) e 343 Nm, e anuncia até 450 km de autonomia em ciclo combinado WLTP, graças a uma bateria de 58,3 kWh de capacidade.

O Nº4 E-Tense inclui funcionalidades como o planeamento inteligente de carregamentos, V2L (vehicle-to-load) e conectividade com a aplicação MyDS.

O carregador de bordo de 11 kW é de série e pode aceitar uma carga de corrente contínua (DC) até 120 kW. Pode passar de 20% a 80% de carga em cerca de 30 minutos.

As restantes motorizações também são eletrificadas, mas parcialmente. No acesso à gama temos o Nº4 Hybrid 145, que combina um motor a gasolina com 1,2 litros (136 cv) com um motor elétrico com 21 kW (28 cv) para um rendimento total do sistema de 145 cv e 230 Nm. Está associado em exclusivo caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades.

No DS Nº4 Plug-in Hybrid a máquina elétrica ganha mais protagonismo. O motor elétrico passa a entregar 81 kW (110 cv), enquanto o motor a gasolina de 1,6 litros e turbo contribui com 180 cv. O rendimento máximo do sistema híbrido plug-in é de 225 cv e 360 Nm, tornando-o no mais potente da gama.

Mas há novidades. A anterior caixa automática de oito relações foi substituída por outra, de dupla embraiagem, com sete relações — o Nº4 Plug-in Hybrid faz agora 7,4s até aos 100 km/h, menos 0,3s que antes. E a bateria é agora de maior capacidade: 14,6 kWh (líquidos) contra 11,3 kWh.

O resultado? A autonomia em modo 100% elétrico é maior, sendo agora de 81 km (ciclo combinado WLTP), valor que é 30% superior ao do DS 4 (anunciava 62 km).

De resto, a DS refere que os assistentes à condução foram reforçados com o sistema DS Drive Assist 2.0 e a projeção de dados em realidade aumentada através do DS Extended Head-Up Display (opcional).

Os níveis de equipamento Pallas e Étoile trazem novas opções de personalização onde destacamos os bancos com massagem, volante aquecido, tejadilho panorâmico e o sistema de som premium. A versão mais equipada Étoile inclui acabamentos em couro e Alcantara, bem como um sistema de som da Focal.

Quando chega o DS Nº4?

O DS Nº4 será lançado em Portugal no último trimestre de 2025, com as versões E-Tense 100% elétrica e a Hybrid 145. O Plug-in Hybrid 225 só chega em 2026.

Ainda não há preços, mas a estreia pública do DS Nº4 em Portugal vai acontecer brevemente, no ECAR Show 2025 que abre portas no próximo dia 23 de maio.

Sabe esta resposta?
Qual era a alcunha do Citroën DS?