Notícias Super-SUV da AMG será mais potente que muitos supercarros

Fotos-espia

Super-SUV da AMG será mais potente que muitos supercarros

Depois de ter surpreendido o mundo com um novo concept de quatro portas, a Mercedes-AMG prepara-se para fazer o mesmo com o seu primeiro SUV.

© Razão Automóvel

Se a super-berlina elétrica GT XX será o cartão de visita para o início de uma nova era na AMG, o super-SUV elétrico que lhe seguirá deverá garantir os volumes de vendas necessários.

Afinal, são os SUV que continuam a ter maior procura, mas apesar do formato distinto, por debaixo da carroçaria, o futuro super-SUV da AMG deverá partilhar tudo com o GT XX. O que nos dá uma ideia mais clara do que esperar.

foto-espia do Mercedes-AMG suv elétrico
© Razão Automóvel A dose de camuflagem ainda é elevada, mas já dá para perceber que este SUV da AMG não será compacto.

Voltámos a apanhar o futuro modelo em testes, já depois da marca de Affalterbach o ter divulgado a nível oficial. Tal como a berlina, este não será um veículo pequeno — a berlina ultrapassava os cinco metros de comprimento e anunciava mais de dois metros de largura —, posicionando-se no topo da oferta da marca.

Concentrado tecnológico

O AMG GT XX surpreendeu pela tecnologia incorporada: motores elétricos de fluxo axial (mais compactos, leves e potentes), baterias cilíndricas refrigeradas a óleo e uma potência de carregamento duas vezes superior à dos postos de carregamento mais potentes.

Toda este arsenal tecnológico também irá fazer parte do super-SUV elétrico da AMG. Ainda não há números definitivos, mas o concept declarava um valor de potência acima dos 1000 kW (1360 cv) — a partir de três motores, dois atrás e um à frente. Se for igual nos modelos de produção, não será difícil de prever que a AMG deverá ter das berlinas e SUV com maior poder de aceleração do mercado.

Quanto à bateria, ainda não sabermos a sua capacidade, mas tem um formato cilíndrico e química NMCA (níquel, cobalto, manganês e alumínio).

A AMG garante que é a química certa para entregar de forma contínua uma potência elevada, requisito fundamental para alcançar as performances que esperamos de um modelo da marca. Para isso também contribui a refrigeração a óleo, para assegurar uma temperatura otimizada em períodos mais longos de condução desportiva.

Além disso, vai permitir carregamentos com uma potência máxima de 850 kW — hoje os postos de carregamento mais potentes da IONITY têm 400 kW, com uma nova geração de 600 kW a começar a ser instalada este ano. Caso existam carregadores compatíveis, será possível repor 400 km de autonomia em apenas cinco minutos.

O primeiro SUV da AMG

Já conhecemos diversos SUV com a assinatura da AMG, mas este é o primeiro desenvolvido de raiz em Affalterbach. Não deriva de um modelo “Benz”. Como rivais, terá modelos como o futuro Porsche Cayenne 100% elétrico ou o Lotus Eletre, já em comercialização em alguns mercados.

© Razão Automóvel O Concept AMG GT XX tem o início de comercialização previsto para 2026, mas arriscamos dizer que o SUV não chegará ao mercado antes de 2027.

Ainda não há datas concretas para a sua chegada ao mercado, mas arriscamos que poderá só acontecer em 2027, com a revelação a acontecer no próximo ano.