Notícias Afinal não se vai chamar ID.2. Volkswagen revela novo nome

Antevisão

Afinal não se vai chamar ID.2. Volkswagen revela novo nome

A versão de produção do Volkswagen ID2.All não se vai chamar ID.2. A marca alemã decidiu mudar a forma como designa os seus elétricos.

Volkswagen ID. Polo camuflado
© Volkswagen

Confirma-se. A Volkswagen alterou a estratégia de nomenclatura dos seus elétricos. Porém, ao contrário do que se previa, a sigla “ID” mantém-se.

A grande novidade está na combinação da sigla “ID” com os nomes que todos nós já conhecemos da Volkswagen, mantendo a ligação histórica com o passado da marca, substituindo os números que, até agora, identificavam cada modelo.

O primeiro a adotar esta mudança será a versão de produção do ID.2All. Até agora tudo indicava que se ia chamar ID.2, mas a Volkswagen acaba de confirmar o nome final do modelo: ID. Polo.

Volkswagen ID. Polo — badge
© Volkswagen Mistério resolvido: o ID.2All vai-se chamar ID. Polo.

E faz todo o sentido. A história, reconhecimento e peso do nome Polo certamente ajudará a acelerar a integração do novo modelo elétrico, que será vendido em paralelo com o Polo a combustão (que também está perto de ser renovado).

A afirmação vem de Thomas Schäfer, diretor-executivo da Volkswagen, afirmando que o nome dos modelos da marca estão “firmemente enraizados na mente das pessoas. É por isso que estamos a levar os nossos nomes mais conhecidos para o futuro. O ID. Polo é apenas o começo“, avançou.

A Volkswagen vai transferir outros nomes já estabelecidos para o portfólio elétrico a cada nova geração de modelos, sem com isso interferir com a designação original dos modelos equipados com motor de combustão.

Volkswagen ID. Polo

A junção das designações “ID” e “Polo” tem um objetivo muito claro: aliar as tecnologias avançadas e a mobilidade elétrica da família ID à qualidade, segurança e democratização da inovação que o Polo sempre simbolizou.

Assente sobre a nova plataforma MEB Entry, esta distingue-se da MEB por instalar o motor elétrico no eixo dianteiro e por abdicar da suspensão independente traseira, em prol de uma semirrigida, mais simples e barata.

Mas os principais ganhos desta plataforma refletem-se no espaço. Com dimensões idênticas às de um Polo a combustão, a maior distância entre eixos (2600 mm) permite ao ID. Polo reclamar um habitáculo tão espaçoso quanto o de um Golf, que está posicionado num segmento acima.

Na sua base, o ID. Polo vai estar disponível com duas baterias de tamanhos diferentes. Embora as suas capacidades ainda não sejam conhecidas, a Volkswagen anuncia uma autonomia máxima de 450 km (WLTP) quando equipado com a maior.

Mas se a capacidade das baterias ainda não foi anunciada, a marca alemã já avançou que este modelo vai suportar carregamentos em corrente contínua (DC) de até 125 kW.

Primeiro GTI 100% elétrico

Se o ID. Polo chega no primeiro semestre de 2026, vamos ter de aguardar pelo fim desse ano para conhecer o Volkswagen ID. Polo GT, o primeiro 100% elétrico da marca a ostentar esta sigla carregada de história. Entre os seus rivais está outro GTI elétrico, que se ficou a conhecer antecipadamente: o Peugeot e-208 GTi.

Thomas Schäfer diz que o ID. Polo GTI será um hot hatch com tração dianteira, que “recupera o conceito de condução desportiva com o caráter necessário para o dia a dia”.

Para que tal seja possível, o compacto alemão vai equipar o novo motor elétrico (APP550) da Volkswagen e debitar 166 kW (226 cv).

Se não for suficiente, saiba que há duas versões mais potentes a serem «cozinhadas»: um GTI Clubsport, já confirmado, e até um ID. Polo R, de quatro rodas motrizes, mas ainda por confirmar.

Só chegam em 2026

Os Volkswagen ID. Polo e ID. Polo GTI vão fazer a sua primeira aparição pública no Salão de Munique, entre 9 e 14 de setembro, embora ainda totalmente camuflados, tal como nas imagens.

A revelação final só está agendada para maio de 2026.

Volkswagen ID. Polo e ID. Polo GTI
© Volkswagen O Volkswagen ID. Polo (à esquerda) e o ID. Polo GTI (à direita), o primeiro GTI 100% elétrico da marca, vão estar presentes no Salão de Munique — 9-14 setembro.

Mas as novidades da marca para o Salão de Munique não se ficam por aqui. Juntamente com os protótipos camuflados, também ficaremos a conhecer o ID. Cross Concept, o protótipo que antecipa o próximo crossover da marca, que chegará como a alternativa 100% elétrica ao existente T-Cross.