Notícias Toyota Celica vai regressar e pode ter supermotor em posição inédita

Antevisão

Toyota Celica vai regressar e pode ter supermotor em posição inédita

O Toyota Celica está de regresso e há novos rumores sobre o motor, que poderá ser colocado numa posição nunca vista num Celica.

Toyota FTSe - sketch
© Toyota

Que o Celica vai voltar ao catálogo da Toyota, por esta altura já não é novidade para ninguém. Aliás, este modelo vai voltar como GR Celica e o nome já está registado.

Mas agora, as dúvidas recaem noutro fator tão ou mais importante, especialmente para os apaixonados por desportivos. Há rumores que indicam que poderá ter o motor montado num sítio inédito, onde nunca vimos num Celica.

O Toyota Celica teve sempre o motor montado à frente, mas a publicação japonesa Best Car especula que a nova geração do desportivo japonês poderá adotar uma configuração com motor em posição central traseira. A acontecer, será o primeiro Toyota Celica da história a fazê-lo.

Toyota FTSe - frente
© Toyota

A confirmar-se, isso estabeleceria uma «ruptura» entre este modelo e o também muito aguardado Toyota MR2, com a publicação japonesa a sugerir que ambos os projetos poderão ter sido consolidados num só.

Ainda assim, não passam de rumores, até porque durante um evento para a imprensa em Tóquio, ambos os modelos foram mencionados, pelo que a expetativa é que ambos cheguem ao mercado.

Recorde que no Tokyo Salon deste ano, a Toyota revelou um protótipo do GR Yaris com motor em posição central traseira e tração integral. Parece ser, por isso, a mula de testes para este novo desportivo.

Um supermotor com potência à altura

Independentemente de onde venha a estar posicionado, há mais certezas quanto ao motor que equipará a próxima geração do GR Celica.

Apesar de ainda não serem conhecidas as especificações finais, a Toyota já revelou a futura geração de motores a gasolina, que obedecem a uma configuração de quatro cilindros, com 1,5 litros e 2,0 litros de capacidade.

Motor G20E Toyota
© Toyota G20E — este é o nome de código da nova família de motores de quatro cilindros da Toyota e vão ter duas versões: uma com 1,5 litros e outra, mais potente, com 2,0 litros.

O bloco maior é sempre assistido por um turbo e poderá ser, nas versões mais potentes, uma espécie de «supermotor». Os engenheiros da Toyota a prevêem uma potência de 400 cv e um binário de 550 Nm em carros de produção.

Mas recentemente elevaram a fasquia, mencionando uma potência de 600 cv. E para isso, disseram que bastava apenas recorrer a um turbocompressor de maiores dimensões. Fica por saber se conseguirá cumprir as normas anti-poluição cada vez mais restritivas.

Quando chega?

À data deste artigo, ainda não foram apanhados protótipos de testes na via pública, mas tudo indica que o Toyota GR Celica já está em testes e numa fase de desenvolvimento bastante avançada.

A revelação do desportivo nipónico, seja com motor à frente ou atrás, poderá acontecer já durante o próximo ano, em 2026.

Sabe esta resposta?
Qual o nome de código do motor que se tornou célebre no Toyota Supra A80?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Supra A80 vs Supra A90, em vídeo. O novo está à altura da LENDA?