Notícias Tesla Model Y vai aumentar de tamanho mas só neste país

Antevisão

Tesla Model Y vai aumentar de tamanho mas só neste país

O Tesla Model Y vai receber uma versão longa, com três filas de assentos e uma lotação máxima de seis lugares. Mas só para a China.

Tesla Model Y L - teaser vista lateral
© Tesla

A Tesla está a preparar uma nova versão do seu Model Y para a China, com uma distância entre eixos alongada e com um habitáculo mais amplo. As imagens do novo Model Y L na sua designação, foram divulgadas pelo MIIT (ministério da indústria e tecnologia de informação chinês) e partilhadas pelo CarNewsChina.

As versões de chassis longo continuam a ser as preferidas do mercado chinês, levando diversos construtores a optar por esta solução. A vantagem, como é fácil perceber, está na maior amplitude do habitáculo, especialmente no que diz respeito aos lugares traseiros.

No caso do novo Tesla Model Y L, a dose de espaço acrescida é suficiente para instalar três filas de assentos a bordo, com uma configuração 2+2+2. A fila central terá dois assentos individuais e a terceira fila dois lugares num único assento, rebatível e destinada a passageiros ocasionais.

Tesla Model Y L - 3/4 de frente
© MIIT O Tesla Model Y L foi revelado durante o processo de homologação do MIIT.

Por fora, as proporções do Tesla Model Y L não parecem ter grandes diferenças. Mas é visível que a zona central foi alongada e tem portas de maiores dimensões. De acordo com os dados revelados pelo MIIT, o comprimento total passa para 4976 mm — mais 186 mm face à versão convencional. A distância entre eixos aumenta de 2890 mm para 3040 mm.

Outra novidade é a inclusão de uma nova cor exterior específica para esta versão, semelhante ao azul usado no Model 3 Performance. No interior, os bancos traseiros individuais contam com apoio de braços, possibilidade de regulação elétrica e aquecimento, reforçando o conforto a bordo.

Descubra o seu próximo automóvel:

Autonomia e chegada ao mercado

O Tesla Model Y L irá partilhar a base técnica com a versão Long Range de quatro rodas motrizes, mantendo os dois motores elétricos — 142 kW (eixo dianteiro) e 198 kW (eixo traseiro) —, com uma potência combinada de 340 kW (462 cv). A autonomia estimada ronda os 650 km (ciclo CLTC).

No entanto, devido ao aumento de peso (de 1992 kg para 2088 kg), é expectável que a aceleração e a eficiência sejam ligeiramente inferiores às do modelo convencional.

A produção será assegurada pela fábrica da Tesla em Xangai, estando o início das entregas na China previsto para o outono deste ano. Ainda não foi revelado se este modelo virá para outros mercados.

Tesla Model Y L - traseira
© MIIT

A marca norte-americana ainda não revelou os preços, mas não será difícil adivinhar que vão ficar ligeiramente acima dos valores atuais do Tesla Model Y Long Range.

Sabe esta resposta?
Por que nome ficou conhecida a segunda geração do Tesla Model Y?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o primeiro Tesla Model Y 2025 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o primeiro Tesla Model Y 2025 em Portugal