Notícias Peugeot muda planos para sucessores dos 208 e 2008

Antevisão

Peugeot muda planos para sucessores dos 208 e 2008

Os planos originais da Peugeot para os sucessores do 208 e 2008 tiveram de ser alterados para fazer face ao período de incerteza vivido pela indústria.

Peugeot 208 GT Hybrid - 3/4 de frente
© André Mendes / Razão Automóvel

O plano original era simples: em 2026 seriam lançadas as terceiras gerações do Peugeot 208 e 2008, e seriam exclusivamente elétricas. Este era o caminho a seguir pela marca francesa e, no geral, pela Stellantis.

Mas como se tem constatado, a procura por automóveis elétricos não tem crescido ao ritmo esperado e muitos fabricantes reviram as suas estratégias: os planos de eletrificação ou foram adiados ou mudaram-nos completamente.

Peugeot e-2008 - frente 3/4
© Peugeot Peugeot 2008

No caso da Peugeot, vai acontecer um pouco dos dois. As gerações atuais de ambos os modelos, lançadas em 2019, vão ficar mais tempo no mercado e, pelo menos no caso de um deles, também já não será exclusivamente elétrico.

Evitar o que aconteceu com o FIAT 500

A Stellantis quer evitar o mesmo que aconteceu ao FIAT 500 com o modelo mais vendido da Peugeot. Recorde que a terceira geração do citadino italiano foi lançada em 2020 apenas como elétrico. Se inicialmente as vendas atingiram volumes interessantes, após três anos, como que caíram de um penhasco. A FIAT foi obrigada a dar um passo atrás e no início do próximo ano será reintroduzido um 500 com motor de combustão interna.

Por isso, para evitar males maiores, a próxima geração do Peugeot 208 deverá seguir o exemplo do FIAT 500, de acordo com o jornal L’Automobile. Teremos, assim, duas variantes do 208: 100% elétrica e mild-hybrid. Algo que já acontece na geração atual, mas a próxima abandonará as variantes puramente a combustão.

A mudança de planos também alterou o calendário de lançamento da nova geração: já não será lançada em 2026, mas sim em 2027. O que deu espaço para lançar uma variante de alta performance do 208, que recupera a sigla GTI. Fique a conhecê-la:

Peugeot 2008 tem vida prolongada

Se o 208 foi adiado um ano, a terceira geração do 2008 foi «empurrada» ainda mais para a frente: de 2026 para 2028.

Descubra o seu próximo automóvel:

Para se manter competitivo no mercado até praticamente ao final da década, está prevista uma nova atualização (recebeu uma em 2023), com novidades tecnológicas e de design. Neste caso, deverá receber um «lavar de cara» similar ao que estamos prestes a conhecer dos 308 e 408.

Ao contrário do 208, porém, a terceira geração do 2008 mantém-se fiel ao plano original e será exclusivamente elétrica. A expetativa é que o mercado dos elétricos, em 2028, já tenha crescido o suficiente para garantir a viabilidade comercial do modelo.

Comum às novas gerações dos Peugeot 208 e 2008 será o recurso à nova plataforma STLA Small, que irá tomar o lugar da atual CMP. Devido ao lançamento adiado, a estreia da plataforma poderá agora acontecer com a nova geração do Opel Corsa, antecipada recentemente por um protótipo radical, com destino ao videojogo Gran Turismo.

Outra novidade será o recurso, nas variantes elétricas, a uma nova geração de baterias LFP (fosfato de ferro-lítio), de custo inferior, mas também com menor densidade energética. Atualmente, os Peugeot 208 e 2008 elétricos recorrem a baterias com química NMC (níquel, manganês, cobalto).

Sabe esta resposta?
O que significam as letras BBS na conhecida marca de jantes para automóveis?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jantes BBS. Nem só de carros se fazem os ícones da história automóvel