Notícias Novo supermotor V8 da Mercedes está confirmado. Primeiros detalhes

Motores

Novo supermotor V8 da Mercedes está confirmado. Primeiros detalhes

A AMG não se rende e confirma o desenvolvimento de um novo motor V8 biturbo. E não é obrigatório estar associado a um motor elétrico.

Motor v8 mercedes-amg
© Mercedes-AMG

Downsizing? Só se for nos panfletos da Comissão Europeia. A Mercedes-AMG confirmou estar a desenvolver um novo supermotor V8, sucessor do aclamado M178 biturbo. E não, não é um híbrido plug-in disfarçado de muscle car.

Em declarações à Car and Driver, Michael Schiebe, diretor-executivo da AMG, deixou claro que em Affalterbach o número de cilindros ainda conta: está em fase de desenvolvimento um novo motor V8.

Um motor que será mais eficiente que não obrigará, necessariamente a recorrer a uma unidade elétrica híbrida plug-in. “Não precisamos necessariamente de ir tão longe na hibridização”, afirmou Schiebe, aludindo à preferência dos puristas pelo GT 63 Pro em vez do GT 63 S E-Performance.

Dito de outra forma: mais barulho e menos peso. Parece que é esta a receita que os clientes Mercedes-AMG mais desejam.

Temos boas e más notícias

Enquanto outros construtores estão a contar cilindros como quem conta calorias, a Mercedes-AMG está a fazer contas de outra natureza. Há procura, há clientes, há margem. E onde há margem, há V8. Pelo menos fora da Europa. Para os europeus, como veremos adiante, as notícias podem não ser tão animadoras.

Mas primeiro vamos falar daquilo que os amantes das octanas querem ouvir. A marca alemã não só vai manter o motor nos modelos atuais como planeia usá-lo noutros modelos onde, até agora, não existia a possibilidade de associar uma mecânica tão nobre. Que modelos são esses? Vamos ter de aguardar para ver.

Claro que a Europa continua a fazer contas ao que é (e não é) possível fazer — o prazo de 2035 continua em vigor. Mas o mundo não acaba em Bruxelas, e a Mercedes sabe disso. Estados Unidos, Médio Oriente, Ásia: há espaço, há combustível, há entusiasmo. E a AMG quer continuar a “preencher os sonhos dos clientes”, afirmou Schiebe. Mas talvez os europeus não possam sonhar tanto como outrora.

Agora, resta saber quantos anos mais o motor V8 da AMG conseguirá fintar o cronómetro da regulação. Mas uma coisa é certa: a despedida poderá ser em grande estilo. Enquanto isso, há outras lendas que estão de regresso: