Notícias Maserati e Alfa Romeo juntas novamente para criar super-GT

Antevisão

Maserati e Alfa Romeo juntas novamente para criar super-GT

A colaboração entre a Maserati e a Alfa Romeo já é antiga e promete ganhar um novo capítulo, com um super-GT de produção limitada.

Maserati McPura Cielo - logótipo lateral
© Maserati

A Maserati e a Alfa Romeo vão voltar a colaborar, desta vez para fazer um super-GT, que dará origem a dois novos modelos — um por marca — de produção limitada. E o foco dos novos modelos estará numa experiência de condução analógica, numa ligação direta à herança mecânica italiana — a probabilidade de ter uma caixa manual é elevada.

É o que podemos depreender das palavras de Davide Danesin, diretor de engenharia da Maserati, em declarações à Autocar durante a última edição do Goodwood Festival of Speed, “há clientes que continuam à procura de automóveis puramente mecânicos”.

“Uma caixa manual é uma oportunidade. Não vejo isso em modelos de grande produção, mas porque não fazer um modelo especial com caixa manual? Não há razão para dizer nunca. Poderá ser a escolha certa para uma edição limitada de um carro.”

Davide Danesin, diretor de engenharia da Maserati

A acontecer, este regresso à “essência italiana” seria uma novidade absoluta nesta geração de modelos da Stellantis. Aliás, Danesin deixou claro que é tecnicamente viável e que faz todo o sentido num modelo orientado para os puristas. “Cumpre perfeitamente com o espírito da marca”, afirmou.

Base Granturismo

A proposta ainda se encontra em fase de estudo, mas dará origem a dois modelos distintos com uma base técnica comum, que tudo indica ser a do Maserati GranTurismo.

Maserati GranTurismo Trofeo
© Maserati O Maserati GranTurismo será o ponto de partida para o novo super-GT da marca e também da Alfa Romeo.

É de esperar, por isso, um coupé (ou descapotável) com motor dianteiro, equipado com o mesmo motor Nettuno, um V6 de 3,0 litros, biturbo e com tecnologia de pré-câmara de combustão derivada da Fórmula 1.

É esta tecnologia que permite à Maserati manter o MCPura em produção exclusivamente com um motor a combustão, sem qualquer eletrificação ou limitação de potência, e mesmo assim estar em conformidade com a futura norma Euro 7.

Mas neste super-GT, o Nettuno promete dar muito mais que os 557 cv que entrega no GranTurismo. E parece que será até mais potente que os 630 cv que debita no MC20, ou melhor, no McPura.

Um GT com exclusividade garantida

Quando este novo GT receber luz verde para a produção, esta acontecerá em Modena, no “coração do Motor Valley”, tal como sublinhado por Santo Ficili, o responsável pelas duas marcas italianas, também em declarações à Autocar. Uma espécie de “regresso a casa”, que reforça a ligação entre as duas marcas.

A última colaboração entre as duas marcas aconteceu com o Alfa Romeo 33 Stradale e o Maserati MC20, mas se recuarmos mais no tempo, houve outras.

Foi também em Modena que nasceram modelos como o Alfa Romeo 8C Competizione, por exemplo, baseado no anterior Maserati GranTurismo. E foi o local de produção do Alfa Romeo 4C.

Alfa Romeo 8C Competizione, em circuito, frente
© Alfa Romeo Por debaixo das linhas arrebatadoras do Alfa Romeo 8C Competizione estava a base e motor V8 do Maserati GranTurimos. A história parece estar prestes a repetir-se, com outros contornos.

Quando chega?

Ficili confirmou a vontade de voltar a criar uma colaboração entre a Maserati e a Alfa Romeo em projetos de edição limitada, como este novo super-GT. Um formato que permite maior liberdade criativa e uma ligação mais emocional à herança de ambas as marcas.

Nada foi ainda avançado em termos de datas, mas este duo de super-GT poderão chegar mais cedo do que tarde. Isto porque em 2026 assinalam-se o centenário do Maserati Tipo 26, de competição, que também foi o primeiro carro de sempre da marca do tridente.

Um ano depois a Alfa Romeo lançava o 6C 1500, um modelo que acabou por definir a marca no período, deixando um valioso legado, tanto nos circuitos como na estrada.

Uma coincidência histórica que dá ainda mais força à ideia de um super-GT exclusivo de produção muito limitada, orientada para colecionadores.