Notícias Honda Prelude vai ser um mix de Civic híbrido e Type R

Antevisão

Honda Prelude vai ser um mix de Civic híbrido e Type R

O novo Prelude marca o regresso da Honda aos coupés e promete ter mais em comum com o Civic Type R do que o esperado.

© Honda

A nova geração do Honda Prelude só chega à Europa no primeiro semestre de 2026, mas a marca nipónica não se tem poupado a «provocações» e revelou mais detalhes sobre aquele que será o próximo Grand Tourer (GT) da gama.

Posicionado como uma alternativa coupé ao mais familiar Civic, ficámos agora a saber que será o primeiro modelo que não é um Type R a adotar componentes de modelos Type R

Honda Prelude jantes
© Honda

Honda Prelude com «genes» de Type R

Já se sabia que o novo Prelude vai partilhar com o Civic a mesma plataforma — com distância entre eixos mais curta e vias mais largas — e o sistema híbrido. Agora, a Honda confirmou que o coupé japonês também vai herdar vários componentes do Civic Type R.

Mais concretamente, o Prelude vai receber os mesmos componentes de suspensão e do sistema de travagem da Brembo que o Civic Type R usa.

Entre estes, destaque para a suspensão dianteira Dual Axis, que o Civic Type R (FK8) introduziu 2017. O esquema é o clássico MacPherson, mas a designação “duplo eixo” justifica-se pela separação do eixo da direção do eixo do amortecedor, o que reduz o efeito do binário na direção e melhora a sua precisão — adeus, torque-steer

Apesar da partilha destes elementos, os engenheiros da marca explicam que o Prelude foi alvo de uma afinação específica, tanto na suspensão como na travagem.

O objetivo? Manter-se fiel a um posicionamento mais GT, privilegiando o conforto e o equilíbrio dinâmico — como tem sido com todos os Prelude —, em vez do foco dinâmico em pista como o Civic.

Um híbrido com comportamento de manual

No que diz respeito ao sistema motriz, não há grandes novidades. O novo Prelude vai assentar no sistema híbrido e:HEV já conhecido do Civic, que combina um motor a gasolina de 2,0 l com dois motores elétricos, oferecendo uma potência de 135 kW (184 cv) e 315 Nm. Fica por confirmar se estes números serão majorados para o Prelude.

Honda Prelude - comando da caixa
© Honda O sistema Honda S+ Shift foi desenvolvido para simular passagens de caixa e vai ser estreado pelo Prelude.

A novidade, porém, está na estreia do sistema S+ Shift, desenvolvido para simular passagens de caixa — o sistema híbrido da Honda não inclui uma caixa de velocidades, pois o motor elétrico é o principal responsável pela tração.

O motor de combustão serve, sobretudo, de gerador, só ficando ligado às rodas em contextos específicos, como em autoestrada, a velocidades elevadas. Veja como funciona o sistema S+ Shift:

Para efeitos de comparação, esta tecnologia é em tudo semelhante à que já testámos, por exemplo, no Hyundai IONIQ 5 N, embora no caso do Prelude exista um motor a combustão que sobe e desce de rotações consoante a «relação engrenada».

Quando chega?

Como referimos, o novo Honda Prelude vai chegar à Europa no primeiro semestre de 2026. Resta saber se até lá a marca vai revelar mais detalhes ou se teremos de esperar pelo próximo ano para conhecer todas as especificações deste GT híbrido nipónico.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Honda Crossroad?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Não estão a ver mal. Este Discovery é mesmo um Honda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Não estão a ver mal. Este Discovery é mesmo um Honda