Notícias Esta é a cara do novo Mercedes-Benz GLC 100% elétrico

Antevisão

Esta é a cara do novo Mercedes-Benz GLC 100% elétrico

O Mercedes-Benz GLC 100% elétrico só vai ser revelado em setembro, mas a marca já nos deu a conhecer a nova «cara» do seu novo modelo.

© Mercedes-Benz

O Mercedes-Benz GLC 100% elétrico é um dos modelos mais importantes da nova ofensiva da marca alemã, que tem em vista uma renovação profunda da gama e das suas tecnologias. Uma ofensiva que teve início com a revelação do novo CLA.

Tal como este, o novo GLC elétrico assenta numa arquitetura elétrica de 800 V, mas distingue-se por ser o primeiro modelo da marca a estrear a nova plataforma MB.EA, desenvolvida especificamente para os elétricos de nova geração da Mercedes-Benz. No entanto, não se fica por aí.

O construtor alemão escolheu o seu SUV mais vendido para apresentar a nova identidade visual da marca, com destaque para o desenho da grelha dianteira. Este é o elemento mais disruptivo e o que marca o início de uma revolução estética que será transversal aos próximos modelos da marca.

Mercedes-Benz GLC EQ - 3/4 de frente
© Mercedes-Benz Fotos-espia do novo Mercedes-Benz GLC elétrico durante os testes de inverno, na Suécia.

Esta não é a primeira vez que a Mercedes-Benz tenta dar uma identidade visual própria aos seus modelos 100% elétricos. Contudo, ao contrário das propostas mais controversas como o EQA, EQE ou EQS, o novo GLC elétrico aposta num visual mais próximo dos modelos a combustão. Uma abordagem semelhante à que já vimos com o novo CLA, que já tivemos oportunidade de testar:

Segundo a marca, a tradicional grelha cromada que caracteriza os seus modelos há mais de 100 anos assume agora um novo papel: o de peça central do design e símbolo de tecnologia. Com o novo GLC elétrico, a grelha passa de elemento funcional a “verdadeira obra de arte iluminada”, tal como referido no comunicado oficial.

“A nossa nova grelha icónica não é apenas uma nova frente para o GLC — redefine o rosto da nossa marca. É a fusão perfeita entre códigos de design duradouros e uma visão de futuro”.

Gorden Wagener, Chefe de Design da Mercedes-Benz Group AG

Apesar das proporções serem semelhantes, a nova grelha apresenta-se com um visual completamente renovado. É composta por três elementos principais: uma moldura cromada, uma estrutura com efeito de vidro fumado e uma iluminação de contorno integrada e, opcionalmente, pode ainda conter 942 pontos de luz retroiluminados.

O que esperar do novo GLC 100% elétrico?

O novo Mercedes-Benz GLC elétrico vai substituir indiretamente o EQC (lançado em 2018) e, tal como já referimos, é o primeiro modelo da gama a usufruir da plataforma MB.EA.

Mercedes-Benz GLC EQ - 3/4 de traseira
© Mercedes-Benz O novo GLC elétrico deverá contar com farolins traseiros semelhantes aos do novo CLA, compostos por uma barra luminosa que se prolonga por toda a largura da carroçaria.

Isto significa que, para além da arquitetura elétrica de 800 V, vai equipar uma bateria de 94,5 kWh que deverá permitir uma autonomia em torno dos 650 km (WLTP). Para aumentar a eficiência e reduzir os consumos, a Mercedes refere uma solução inovadora para a recuperação de energia, assim como uma nova geração de bomba de calor. Veja no que consiste:

No que às motorizações diz respeito, haverá versões de um motor (tração traseira) e de dois motores (4MATIC). A versão mais potente deverá contar com 490 cv.

Quando chega?

O Mercedes-Benz GLC 100% elétrico está prestes a ser apresentado, com estreia marcada para setembro, no Salão de Munique.

A sua produção deverá arrancar em Bremen (Alemanha) e Pequim (China), estando ainda em cima da mesa a possibilidade de também vir a ser fabricado nos EUA, na unidade de Tuscaloosa, como forma de contornar as tarifas de importação adicionais impostas pelo país norte-americano.

Sabe esta resposta?
Que motorização chegou a estar prevista para o Mercedes-Benz Classe S (W140), mas nunca foi produzida?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

V12 não basta. Havia planos para um Classe S W140 com um colossal W18