Notícias Volkswagen Golf mais potente de sempre vai ter motor inédito

Fotos-espia

Volkswagen Golf mais potente de sempre vai ter motor inédito

O Volkswagen Golf R está quase a celebrar 25 anos e a marca está a preparar uma versão especial. E a maior novidade está debaixo do capô.

foto-espia do Volkswagen Golf R
© Razão Automóvel

Até custa acreditar, mas as imagens parecem não deixar margem para dúvidas. Este Volkswagen Golf R foi «apanhado» nos arredores do circuito do Nürburgring (Alemanha) e, ao que tudo indica, antecipa o Golf de produção mais potente de sempre.

A maior surpresa deverá estar por debaixo do capô. Ao invés de usar uma versão musculada do 2.0 TSI (EA888) que o equipa — atualmente com 333 cv —, a Autocar avança que este Golf vai fazer uso do motor de cinco cilindros (EA855) que equipa o Audi RS 3, que chega aos 400 cv.

Uma versão há muito «implorada» pelos fãs, levando vários a recorrer a engine swaps (“troca de motor”, em português) para instalar este motor da Audi nos seus Volkswagen.

Não é, no entanto, a primeira vez que outros modelos do Grupo Volkswagen recorrem ao emblemático motor da Audi. O CUPRA Formentor VZ5 foi o primeiro a adotá-la, embora com menos potência: «apenas» 390 cv e 480 Nm — menos 10 cv e 20 Nm que o Audi RS 3.

No caso do Volkswagen Golf R, estima-se que a potência se aproxime destes valores, o que representaria um ganho de cerca de 60 cv face aos 333 cv do atual.

E mais?

A confirmar-se, as novidades não deverão limitar-se apenas à adoção de uma cadeia cinemática mais entusiasmante. Para lidar com o incremento de potência, deveremos ver o Volkswagen Golf R com suspensão reconfigurada, sistema de travagem majorado e — quem sabe — até o mesmo diferencial traseiro de vetorização de binário do RS3.

É de esperar também um aumento de peso. Atualmente o Golf R já acusa 1548 kg, mas com a simples troca do motor de quatro cilindros por outro maior, de cinco cilindros, certamente fará insuflar esse número. Como referência, o Audi RS 3 pesa 1640 kg.

Do ponto de vista visual, as fotos-espia do protótipo de testes não deixa dúvidas de que estamos na presença de um Volkswagen Golf mais radical. Em relação ao Golf R, este protótipo adota o que parecem ser duas saídas de ar no capô, para-choques dianteiro com maiores entradas de ar e pelas saias laterais redesenhadas.

Quando chega?

De acordo com a publicação inglesa, esta versão mais radical do Golf R deverá integrar a gama como celebração dos 25 anos da letra “R” e ter a sua produção limitada.

Quanto à sua apresentação, deverá acontecer em 2026, com chegada ao mercado prevista apenas para o ano seguinte.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do motor 3.2 VR6 do Volkswagen Golf R32?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Apenas com 25 000 km. Conduzimos o primeiro Volkswagen Golf R32