Notícias Primeiras imagens do Tesla Model Y Longo que pode chegar a Portugal

Fotos-espia

Primeiras imagens do Tesla Model Y Longo que pode chegar a Portugal

Inicialmente previsto apenas para a China, tudo indica que o Tesla Model Y Longo também chegará à Europa, e nós já o «apanhámos» em testes.

© Razão Automóvel

O Tesla Model X era, até há pouco tempo, o único modelo da marca americana com espaço para sete ocupantes. Depois, foi a vez do Model Y ganhar a opção de sete lugares. Porém, a oferta de espaço na terceira fila de bancos era limitada.

A resposta chega em breve, com o novo Model Y L. Uma versão de chassis longo desenvolvida, sobretudo, a pensar no mercado chinês.

Mas ao contrário do que se esperava, esta variante não deverá ser exclusiva para a China. É possível que venha a ser comercializada também na Europa. Os protótipos de testes que «apanhámos» junto ao circuito do Nürburgring parecem confirmar essa possibilidade.

Tesla Model Y L — dianteira
© Razão Automóvel Apesar da camuflagem, a dianteira do Tesla Model Y L não deverá diferir da versão que já conhecemos.

Model Y L é o novo Model X na Europa?

Recorde-se que, desde 30 de julho, o Tesla Model X deixou de poder ser configurado no website da marca. As vendas passaram a estar limitadas às unidades ainda disponíveis no inventário. Neste contexto, não admira que este Model Y «alongado» surja como um potencial substituto do Model X, com um habitáculo mais amplo e com mais espaço para os lugares traseiros.

De acordo com os dados e imagens divulgados no mês passado pelo MIIT (Ministério da Indústria e Tecnologia de Informação Chinês), a dose de espaço acrescida é suficiente para instalar três filas de assentos, numa configuração 2+2+2.

Se a versão europeia mantiver as especificações da chinesa, o novo Model Y L será 186 mm mais comprido (4976 mm) e contará com uma distância entre eixos aumentada de 2890 mm para 3040 mm — mais 150 mm.

Olhando para os protótipos que «apanhámos» a carregar, é preciso ter «bom olho» para identificar as diferenças face à versão convencional. A maior distância entre eixos é denunciada pelas portas traseiras mais compridas e por uma linha de tejadilho aparentemente mais alta, provavelmente para aumentar o espaço para a cabeça dos ocupantes da terceira fila.

No exterior, destacam-se as jantes parcialmente cobertas, semelhantes às vistas nas imagens do MIIT, bem como um spoiler sobre a tampa da bagageira, de maiores dimensões e mais pronunciado do que nos Model Y convencionais.

Autonomia e data de chegada

Ainda não há qualquer confirmação oficial sobre a chegada desta variante ao mercado europeu, dúvidas que se estendem também às suas motorizações. Contudo, sabe-se que o Tesla Model Y L que será comercializado na China partilha a mesma base técnica da versão Long Range com tração integral.

Tesla Model Y L - dianteira
© Razão Automóvel

Se essa configuração se mantiver na Europa, o SUV deverá contar com dois motores elétricos (um por eixo) que, em conjunto, debitam 378 kW (514 cv), alimentados por uma bateria de 75 kWh.

Devido ao aumento de peso — de 1992 kg para 2088 kg —, e impacto na aerodinâmica é expectável que a autonomia fique ligeiramente abaixo dos 586 km (WLTP) anunciados para a versão convencional.

Sabe esta resposta?
Por que nome ficou conhecida a segunda geração do Tesla Model Y?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conduzi o Tesla Model Y Juniper e há um defeito que continua por resolver