Notícias Esta é a resposta da Porsche ao recorde da Xiaomi no Nürburgring

Fotos-espia

Esta é a resposta da Porsche ao recorde da Xiaomi no Nürburgring

Depois do 911 GT3 RS, é a vez do Porsche Taycan Turbo GT receber o «tratamento» da Manthey. Já foi visto em testes no Nürburgring.

© Razão Automóvel

O Porsche Taycan Turbo GT chegou a ser a berlina elétrica mais rápida no circuito do Nürburgring, mas foi destronado recentemente pelos «caloiros» da Xiaomi, com o SU7 Ultra.

A berlina chinesa não só bateu o Taycan, como suplantou o hipercarro Rimac Nevera para se tornar no elétrico de produção mais rápido no «inferno verde» com um tempo de 7min04,957s. O Taycan Turbo GT tem um tempo de 7min07,55s.

Claro que depois disso, a pergunta que ficou no ar foi: qual será a resposta da Porsche a esta intrusão chinesa na sua «casa»? Bem, parece que já vem a caminho por via da Manthey Racing, na qual a Porsche tem uma posição maioritária.

foto-espia Porsche Taycan Turbo GT Manthey, traseira
© Razão Automóvel

Porsche Taycan mais radical de sempre

Do que vemos nas fotos-espia, as modificações da Manthey Racing ao Taycan Turbo GT não vão ser tímidas. Podemos ver vias alargadas, novos elementos aerodinâmicos (canards nos cantos da dianteira, por exemplo) e um novo difusor traseiro de dimensões majoradas.

Não falta sequer as jantes traseiras planas, para uma aerodinâmica mais apurada, um dos elementos mais distintos que já tínhamos visto no 911 GT3 RS que a Manthey revelou no final do ano passado.

Aquilo que não conseguimos ver são as modificações ao nível do chassis ou suspensão, mas prometem ser também extensivas.

No final, é de esperar um Porsche Taycan Turbo GT mais leve, capaz de produzir muito mais downforce e muito mais eficaz a curvar e a travar.

Quanto a haver mais potência, não há tantas certezas. Apesar de ser mais fácil «extrair» potência de um elétrico sem haver preocupações com as emissões de CO2 (não as tem), o Taycan Turbo GT já tem 1033 cv, um valor respeitável.

Apesar de estar mais de 500 cv abaixo do SU7 Ultra, as modificações da Manthey à aerodinâmica e chassis poderão ser suficientes para anular o intervalo de pouco mais de 2,5s entre os dois elétricos. Afinal, são 20,832 km de extensão.

Quando chega?

Ainda não há data prevista para a revelação do Porsche Taycan Turbo GT da Manthey. Tal como o 911 GT3 RS, as modificações deverão ser disponibilizadas como um kit e não prometem ser baratas. No caso do 911 GT3 RS começa nos 76 911 euros (sem IVA).

Porsche Taycan Turbo GT Manthey no Nurburgring
© Razão Automóvel

Como referência, o Porsche Taycan Turbo GT está disponível em Portugal a partir de 253 531 euros.