Notícias Maior Audi de sempre já está em testes. Tudo o que sabemos

Fotos-espia

Maior Audi de sempre já está em testes. Tudo o que sabemos

O maior Audi de sempre foi apanhado em testes e nem as versões mais desportivas parecem ficar de fora. Tudo o que sabemos.

Os últimos anos têm sido atarefados para a Audi, com a marca dos quatro anéis a investir fortemente na sua reestruturação, bem como a renovação de toda a gama de modelos. Uma transformação onde até as suas nomenclaturas chegaram a estar em risco de mudança — felizmente, já não será o caso.

A gama parece não parar de crescer e prova disso é o modelo que surge nas fotos-espia abaixo, onde consta aquele que será o maior SUV do catálogo da Audi, o Q9.

Os rumores sobre a sua chegada já circulam há cerca de 10 anos, mas agora é oficial: a marca dos quatro anéis prepara-se para lançar uma proposta capaz de rivalizar com os Mercedes-Benz GLS e BMW X7.

As dimensões do novo Audi Q9 ainda são desconhecidas, mas estima-se que seja até 15 cm mais comprido face ao Q7, o maior SUV da Audi, atualmente.

Até à sua chegada, o Q7 continuará a ser o maior SUV da Audi e também está prestes a receber uma nova geração. Do ponto de vista estético, as diferenças entre ambos parecem ser muito subtis, ora veja:

Qual é a diferença para o Audi Q7?

A camuflagem ainda é densa, o que não permite dar conta de muitos detalhes à exceção daqueles que são inevitavelmente visíveis, como a enorme grelha dianteira (Singleframe) ou o novo desenho dos grupos óticos, que são agora bipartidos, tal como também irá acontecer no novo Q7.

Contudo, é nas dimensões e no espaço interior que o Q9 mais se deverá distinguir do «irmão». As dimensões oficiais ainda não foram anunciadas, mas prevê-se que seja entre 10 cm a 15 cm mais comprido e que tenha uma distância entre eixos superior, o que deverá beneficiar sobretudo os ocupantes dos lugares traseiros.

De perfil, a principal diferença que salta à vista está na dimensão da janela entre os pilares C e D, visivelmente maior do que a do Q7. Já na secção traseira, o design torna-se mais angular e vertical, com a matrícula a surgir agora no para-choques e não na tampa da bagageira.

Quanto aos grupos óticos traseiros, são bastante semelhantes aos do recém-apresentado Audi A6, com tecnologia OLED e uma faixa luminosa horizontal que reforça a largura visual do novo Q9.

Motorizações

As semelhanças com a futura geração do Q7 não ficam por aqui. Debaixo da carroçaria, o novo Q9 assentará sobre a mesma plataforma — a Premium Platform Combustion (PPC) —, o que significa que contará com motorizações a combustão.

Se olharmos com atenção para a traseira do protótipo que «apanhámos» em testes, vemos quatro saídas de escape bem visíveis logo abaixo do para-choques.

Ainda que sem confirmação oficial, tudo aponta para que este seja um possível SQ9. Ou seja, tudo indica que debaixo do capô esteja o conhecido motor V8 4.0 biturbo, com potências a superar os 500 cv.

Nas restantes versões podemos esperar várias opções eletrificadas com tecnologia mild-hybrid de 48 V e híbridas plug-in. O motor 3.0 V6 a gasolina que estará presente no novo Q7 também deverá marcar presença, a par das motorizações Diesel.

Quando chega?

Os testes dinâmicos do novo Q9 deverão prolongar-se por mais alguns meses. Até ao momento, a Audi ainda não revelou datas oficiais para a apresentação nem para a chegada ao mercado, mas tudo indica que poderá ser apresentado ainda este ano, com chegada ao mercado prevista apenas para 2026.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do motor Diesel usado no Audi Q7 V12 TDI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Diesel POWER! Ainda hoje o Audi Q7 V12 TDI impressiona
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Diesel POWER! Ainda hoje o Audi Q7 V12 TDI impressiona