Notícias A Mehari do Sec. XXI: o jipe que todos os jovens surfistas vão querer

A Mehari do Sec. XXI: o jipe que todos os jovens surfistas vão querer

travec-mehari

O pequeno construtor independente alemão Travec, acaba de apresentar um modelo SUV bastante sui generis: o Tecdrah TTi, com comercialização marcada já para o próximo ano.

Partindo da comprovada plataforma do low-cost Dacia Duster, a Travec aventurou-se naquela que nos parece ser uma reinterpretação moderna, na forma e na filosofia, do velhinho Citroen Mehari.

De acordo com a Travec, o modelo Tecdrah TTi irá partilhar com o Dacia Duster o motor, suspensões, interiores e sistema de tração. Mas as semelhanças ficam-se por aqui. Na tentativa de o modelo alcançar o mais baixo peso possível – e talvez preço – a marca recorreu à construção de um chassi em aço com uma estrutura tubular em alumínio enquanto os painéis exteriores recorrem a um material menos comum: plástico ABS, 70% reciclável. O resultado é um peso total que varia entre os 990 kg e 1200 kg. Valores que oscilam dependendo da motorização, da caixa de velocidade e da presença ou não da tração no modelo escolhido.

O Tecdrah TTi virá equipado ou com um motor 1.6 l a gasolina ou com um motor 1.5 dCi na sua versão de 90 cv (ambos de origem Renault). A Travec declara que o Tecdrah TTi conseguirá cumprir o sprint dos 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 148 km/h. Tudo isto ao sabor de apenas 5,3 litros de combustível a cada 100 km. Nada mau.
 tecdrah-tti
O interior é um autêntico “copy/paste” do Duster, pelo que para além das cores escolhidas para os bancos e tablier nada mais se destaca no interior deste modelo germânico.
Ainda sem comercialização confirmada para Portugal, estima-se que no nosso país os preços pudessem rondar os 20 mil euros para a versão Diesel com todos os extras, e uns mais modestos 13.500 euros para a versão mais desprovida de equipamento alimentada a gasolina.
Agora resta saber se o baixo custo de manutenção, o design simples e a postura descontraída consegue colher tanto adeptos quanto a “sua irmã” Citroen Mehari conseguiu no passado. Caso se venha a confirmar a sua comercialização é um produto que pelo seu baixo preço e postura “outside the box” tem tudo para singrar junto dos públicos mais jovens, onde valores como conforto e sobriedade não são decisivos.